ALMG homenageia os 30 anos do Hospital de Olhos
Instituição é referência nacional no tratamento de catarata e outras especialidades oftalmológicas.
17/10/2013 - 21:13Os 30 anos do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães foram comemorados, na noite desta quinta-feira (17/10/13), em uma Reunião Especial de Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Situada em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a instituição é considerada referência nacional em cirurgia de catarata, doença que reduz a capacidade visual em ambientes com baixa luminosidade.
O autor do requerimento para a homenagem foi o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), que na solenidade também representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que o pioneirismo tem sido a principal marca da instituição nessas três décadas de existência. Segundo ele, o sucesso deve-se ao comprometimento e à competência de Ricardo Guimarães e de sua sócia e esposa, Márcia Guimarães.
Citando as especialidades do Hospital de Olhos, o deputado lembrou que ele foi o primeiro do País a introduzir a chamada lente intraocular para o tratamento da catarata. “Que Deus continue abençoando o trabalho que vocês vêm realizando à frente dessa instituição, que já beneficiou milhares de pessoas”, afirmou Vanderlei Miranda, que entregou aos dirigentes do hospital uma placa comemorativa.
Ricardo Guimarães agradeceu ao parlamentar pelas palavras e fez referência especial aos funcionários do hospital presentes à solenidade. Ele lembrou sua trajetória profissional e destacou que sempre quis merecer uma homenagem como a que recebeu na ALMG.
Guimarães falou também sobre as certificações conferidas ao hospital, a primeira instituição brasileira de oftalmologia a receber um certificado internacional de qualidade. Além da certificação da Canadian Council on Health Services Accreditation, o Hospital de Olhos tem o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ainda as ISOs 14001, de Sistema de Gestão Ambiental, e 9001, de Sistema de Gestão de Qualidade, além da SA 8000, de Responsabilidade Social.
Guimarães lembrou ainda a atuação da Fundação H.Olhos, que desde 1988 presta assistência gratuita a crianças carentes que sofrem de dificuldades visuais e oferece apoio à comunidade em assuntos ligados à saúde ocular.
Mesa - Compuseram também a mesa de honra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Doutor Viana; a co-fundadora do Hospital de Olhos, Márcia Reis Guimarães; e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, que agradeceu aos dirigentes do hospital por todos os benefícios que a instituição trouxe para a cidade.