ALMG vai a Pouso Alegre debater instalação de indústrias
Comissão de Turismo vai discutir os benefícios e impactos para a região, que pode receber R$ 600 milhões.
15/10/2013 - 17:11A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta terça-feira (15/10/13), requerimento para a realização de audiência pública em Pouso Alegre (Sul de Minas). O objetivo é debater os benefícios, investimentos e impactos para o município e cidades da região da atração de indústrias fornecedoras da empresa chinesa Xuzhou Constrution Machinery Group (XCMG), que está concluindo as obras de construção de sua planta em Minas. A região pode atrair mais de R$ 600 milhões e a expectativa é de que seis fornecedores se instalem no local. O autor do requerimento é o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).
Um requerimento de autoria dos deputados Elismar Prado (PT), Gustavo Perrella (SDD) e Marques Abreu (PTB) também foi aprovado na reunião. Os parlamentares solicitaram a realização de audiência pública, em conjunto com as Comissões de Cultura e do Esporte, Lazer e Juventude. A finalidade é discutir a proposta de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, no exercício de 2014, no âmbito da rede Identidade Mineira.
Outro requerimento aprovado pela comissão refere-se à realização de audiência pública, em conjunto com as Comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para debater a proposta de revisão do PPAG 2012-2015, no exercício de 2014, no âmbito da rede de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Os autores do requerimento são os deputados Célio Moreira (PSDB), Sávio Souza Cruz (PMDB) e Gustavo Perrella.
Turismo criativo será tema de debate público
Outro requerimento do deputado Gustavo Perrella também foi aprovado pela comissão. O parlamentar pede que seja realizado o Debate Público “Turismo Criativo e Oportunidades de Desenvolvimento para o Setor em Minas Gerais”. A finalidade é prover o Estado e seus cidadãos de conhecimento sobre o tema e seus impactos na sociedade, no turismo e na cultura mineira.
Em sua justificativa, Perrella ressalta a importância do Projeto Estruturador Minas Criativa, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo. “Após a apresentação do projeto e o compartilhamento de algumas experiências, por parte de entidades que atuam no setor, destacaram-se a relevância, a inovação e a necessidade de ampliação do conhecimento sobre o tema em questão e, principalmente, transpor para toda a Assembleia a construção desta proposta para o Estado”, salientou.