Abertura do congresso contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro

Presidente da Assembleia prestigia as Apaes

Deputado Dinis Pinheiro participa de congresso estadual das Apaes, que discute situação da mulher.

11/10/2013 - 13:53

A situação da mulher com deficiência ou parente de pessoa com deficiência é o tema do 12º Congresso da Rede Mineira das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que acontece no Minascentro até domingo (13). A abertura do congresso, nesta sexta-feira (11/10/13), contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PP), que compôs a mesa do evento ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB), da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, e do deputado federal e presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Em seu discurso, Barbosa agradeceu o empenho pessoal do presidente da Assembleia e classificou a instituição como uma “aliada” das Apaes. No dia 14 de agosto, Dinis Pinheiro participou de manifestação em Brasília, em que criticou a proposta do Ministério de Educação de retirar as Apaes do Plano Nacional de Educação.

O governador Antonio Anastasia, por sua vez, elogiou as Apaes como um exemplo de sociedade civil bem organizada e ética. “O preconceito é origem de desinformação e maus-tratos. E a Apae é o exemplo mais cristalino de combate ao preconceito”, afirmou. A ministra Eleonora Menicucci, que é mineira de Lavras, lembrou em seu discurso o desempenho das atletas brasileiras na Paraolimpíada de Londres. “A delegação brasileira incluía 115 homens e 67 mulheres. Essas mulheres trouxeram muito mais medalhas que os homens”, disse.

Também participaram do evento, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares (PSD); os deputados federais Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marcus Pestana (PSDB-MG); a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz; e o presidente do Conselho Administrativo da Codemig, Pimenta da Veiga.