A comissão também aprovou outros cinco requerimentos de audiências públicas

Serviços prestados pela BHTrans serão tema de audiência

A Comissão de Transporte aprovou também outros cinco requerimentos de audiência pública na reunião desta terça (1º/10).

01/10/2013 - 14:43

A requerimento do deputado Fred Costa (PEN), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública para discutir os serviços prestados pela BHTrans na Capital. A comissão também aprovou outros cinco requerimentos de audiências na reunião desta terça-feira (1º/10/13).

Segundo Fred Costa, quando o Poder Executivo criou a BHTrans, o fez de maneira incorreta, pois a constituiu como sociedade de economia mista, sujeita às normas do direito privado, e conferiu à Prefeitura de Belo Horizonte o poder de polícia de trânsito, em desacordo com a legislação. Por isso, a empresa foi proibida pela Justiça de aplicar multas, o que teria contribuído para a diminuição da fiscalização no trânsito e sobrecarregado a Polícia Militar, que ficou incubida desta tarefa.

Por solicitação do deputado Gilberto Abramo (PRB), os parlamentares também vão debater a situação da nova rodoviária do município de Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que praticamente não está sendo utilizada e apresenta problemas estruturais, como afundamento do piso e rachaduras nas paredes e no teto.

As obras da Copasa realizadas em Curvelo (Região Central) e a situação dos trabalhadores demitidos da Cemig Serviços, assim como a terceirização de obras de responsabilidade da empresa, também estão na pauta da comissão, a pedido dos deputados Sávio Souza Cruz (PMDB) e Rogério Correia (PT), respectivamente. Rogério Correia também quer discutir a proibição imposta a ele e aos meios de comunicação de entrar na sede da Cemig Serviços.

Os últimos dois requerimentos de audiência pública aprovados são de autoria do deputado Adalclever Lopes (PMDB), que propôs que fossem discutidas a instalação de redutores de velocidade na BR-354, na área urbana de Perdões (Centro-Oeste), e a realização de obras de pavimentação na estrada que liga Perdões ao distrito de Machado.

Consulte o resultado da reunião.