O deputado Célio Moreira (à dir.) solicitou a audiência sobre a atividade minerária

Deputados vão discutir impactos da atividade minerária

Objetivo da audiência é debater supostos abusos da empresa Anglo American em Conceição do Mato Dentro.

01/10/2013 - 13:03

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou dois requerimentos de audiência pública na reunião desta terça-feira (1º/10/13). Os assuntos abordados serão os impactos das atividades da mineradora Anglo American em Conceição do Mato Dentro (Região Central do Estado) e o programa Bolsa Verde, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o deputado Célio Moreira (PSDB), que solicitou a audiência sobre a atividade minerária, moradores e representantes de entidades de defesa do meio ambiente de Conceição do Mato Dentro estão protestando contra supostos abusos cometidos pela empresa Anglo American no município. As principais críticas referem-se ao não cumprimento da maioria das medidas compensatórias, à contaminação da água de diversos córregos e ribeirões e ao surgimento de problemas urbanos comuns a grandes cidades.

O programa Bolsa Verde, especificamente o pagamento pela prestação de serviços ambientais aos produtores rurais e agricultores familiares, será debatido a pedido dos deputados Fabiano Tolentino (PSD), Gustavo Perrella (PDT) e Rômulo Veneroso (PV). A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial.

Consulte o resultado da reunião.