Deputados visitam ciclovias no entorno da Lagoa da Pampulha

Comissão de Transporte avaliará partes críticas das vias que colocam em risco a segurança de ciclistas e pedestres.

27/09/2013 - 11:25

Com o objetivo de averiguar as condições de mobilidade urbana no entorno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, especialmente as ciclovias em suas partes críticas, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a lagoa nesta segunda-feira (30/9/13), às 15 horas. A visita acontece a requerimento dos deputados Gilberto Abramo (PRB), Ivair Nogueira (PMDB) e Anselmo José Domingos (PSD).

Durante audiência pública realizada na ALMG no dia 27 de agosto, a pedido de Abramo, os grupos de ciclistas relataram diversas irregularidades nas ciclovias, como blocos de concreto e pista inacabada, colocando em risco a segurança dos ciclistas e dos pedestres.

Para GIberto Abramo, é inadmissível que falte um projeto para o ciclismo na Pampulha. "Trata-se da única região para o ciclismo profissional e amador e a falta de um projeto de trânsito específico tem provocado acidentes e morte, disse. "O parlamentar lembrou o acidente com o menino Claiton Bernardes, de 12 anos, que morreu atropelado por uma carreta, na Praça Paulo Gustavo do Vale, na Lagoa da Pampulha, no dia 18 de setembro, enquanto passeava de bicicleta.

Convidados - Foram convidados o secretário municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Bruno Martuchele de Sales; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; a promotora de justiça de Habitação e Urbanismo do Estado de Minas Gerais, Cláudia Ferreira de Souza; o presidente da Liga Mineira de Ciclismo, Demerson Furtado Pulis Gomes; o presidente da Federação Mineira de Ciclismo, Paulo Aquino; e o presidente da União Ciclística Desportiva de Minas Gerais, Carlos Starling.

Também foram convidados o vereador Câmara Municipal de Belo Horizonte, Professor Wendel; o secretário municipal Regional Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o diretor de transporte e trânsito da Associação Pró-Civitas, Helder Alves Novais; e o coordenador do Giro 30, Rogério Marques Pacheco.