Agora, a TV do Legislativo de BH integra acordo que prevê transmissão simultânea da programação das TV's Assembleia, Câmara dos Deputados, Senado e câmaras municipais

Câmara de BH assina acordo com rede de TV Digital

Canal digital compartilhado é uma parceria entre ALMG, Senado, Câmara dos Deputados e câmaras municipais.

25/09/2013 - 14:19

A Câmara Municipal de Belo Horizonte é a mais nova conveniada da Rede Legislativa de TV Digital. O ato de assinatura do convênio foi realizado na manhã desta quarta-feira (25/9/13), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora, a TV do Legislativo da Capital passa a fazer parte do acordo que prevê a transmissão simultânea da programação das TVs Assembleia, Câmara dos Deputados, Senado e das câmaras municipais.

Durante a solenidade, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou a importância da transparência, impulsionada pelas TVs legislativas, na vida pública. “No processo de construção de uma relação fraterna e consensual com o cidadão, uma companheira inseparável é a transparência”, afirmou.

Dinis Pinheiro lembrou também o trabalho realizado pela Assembleia de Minas para aproximar a população da atividade política. “O Legislativo é o avalista das liberdades democráticas. Estamos cumprindo nossa missão institucional de manter um contato permanente com a sociedade. Um exemplo é o site Políticas Públicas ao seu Alcance, criado pelo corpo técnico da Casa”, disse. O site, lançado em agosto, oferece dados atualizados sobre o planejamento e a execução física e financeira do Orçamento do Estado.

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês, ressaltou a parceria entre as câmaras da Capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para o compartilhamento da programação do sinal destinado ao Parlamento municipal. “Muitas câmaras têm dificuldade para operacionalizar uma TV. Com essa parceria, vamos promover o debate na RMBH, dar oportunidade aos pequenos municípios de se posicionarem”, argumentou. “A maioria das câmaras ainda não têm um contato direto com a comunidade”, acrescentou a vereadora de Vespasiano (RMBH) Adriana Lara.

Os deputados federais Gabriel Guimarães (PT-MG) e Antônio Roberto (PV-MG) também enfatizaram a questão democrática que envolve a transmissão das atividades do Legislativo. “Levar informação é mais do que um direito, é uma obrigação. Estou imbuído dessa causa, sei da sua importância”, afirmou Gabriel Guimarães. “O convênio assinado hoje tem dois significados: transparência, ou seja, dizer o que pensa, seus valores, seus princípios; e democratização da informação no País, que se dará por meio do poder público”, pontuou Antônio Roberto.

Rede Legislativa de TV Digital - A tecnologia digital permite ao telespectador transitar por quatro programações diferentes, 24 horas por dia, no mesmo canal, dividido em subcanais. O da ALMG é o 61.2. A Câmara dos Deputados é sintonizada no subcanal 61.1 e, o Senado Federal, no 61.3. O subcanal 61.4 é o que está reservado às câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.