Audiência pública analisa atuação de transportes coletivos
Comissão debate as falhas de atendimento das conduções aos idosos, especialmente na região metropolitana da Capital.
13/09/2013 - 16:00A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (17/9/13), audiência pública para debater as falhas de atendimento aos idosos nos transportes coletivos do Estado, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte. Atendendo a requerimento do deputado Fred Costa (PEN), a reunião será no Teatro da Assembleia, às 14h30.
De acordo com o parlamentar, um dos objetivos do encontro é tratar da concessão da gratuidade dos idosos nos transportes públicos na região metropolitana da Capital. "Durante a audiência pública, vamos tratar dos seguintes temas: a gratuidade no transporte intermunicipal para os idosos; a implementação do Cartão Minas Master, que concede transporte gratuito para os idosos na Região Metropolitana; e a Criação do Orçamento Público do Idoso. Como representante dos idosos na Casa, assumi este compromisso com os grupos e movimentos", afirmou Fred Costa.
Convidados – Foram convidados para participar do debate o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; o subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Diogo Oscar Borges Prosdocimi; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, José Elcio Santos Monteze; a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso do Ministério Público de Minas Gerais, Ana Paula Mendes Rodrigues; e a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Eliana Márcia Fialho de Sousa Bandeira.
Também foram chamados para a reunião o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Contagem, Hildeu Ribeiro dos Santos; a assistente social do Conselho Municipal do Idoso de Contagem, Vânia Conceição Ferreira; o presidente do Movimento Luta Pró-Idoso de Minas Gerais, Carlos Alberto dos Passos; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Ruben Lessa Carvalho.