Mensagem encaminhada pelo governador foi recebida durante Reunião Ordinária do Plenário

Emenda propõe criação da Superintendência de Gastronomia

Plenário da ALMG recebe mensagem do governador com alteração na organização da Secretaria de Turismo.

10/09/2013 - 17:19

A proposta de criação da Superintendência de Gastronomia na estrutura ogânica básica da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes é o principal objetivo da proposta de emenda ao Projeto de Lei (PL) 4.440/13, que consta de mensagem encaminhada pelo governador e recebida, nesta terça-feira (10/9/13), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O PL 4.440/13 altera as Leis Delegadas 179 e 180, ambas de 2011, e que dispõem sobre a organização básica e a estrutura da administração pública; e sobre a estrutura orgânica da administração pública, respectivamente, do Poder Executivo do Estado.

Segundo o governador, “a medida permitirá a adequação do perfil organizacional do Estado à nova dinâmica da atividade turística, orientada pela forte vocação de Minas nesse campo econômico-cultural”.

Ainda de acordo com o governador, a criação da superintendência reside na “importância que a gastronomia assume no cenário mundial e a consequente necessidade de que o governo institucionalize a promoção de ações nesse setor”.

A emenda acrescenta inciso, onde convier, ao artigo 253 da Lei Delegada 180, de 2011, a ser alterado pelo artigo 35 do PL 4.440/13. Esse inciso estabelece, como uma das competências da Secretaria de Estado de Turismo, “promover a gastronomia como atividade integrante da política de turismo do Estado”.

A emenda também dá nova redação ao artigo 37 da proposição, determinando que a subsecretaria de Turismo passe a ter três superintendências: de Políticas de Turismo, de Estruturas de Turismo e de Gastronomia.

Consulte o resultado da reunião.