Mineração em Alpinópolis é tema de audiência pública

Comissão de Direitos Humanos debaterá, na próxima quarta-feira (11), supostos abusos cometidos no Sul de Minas.

06/09/2013 - 15:37

Debater as inúmeras violações de direitos humanos decorrentes da mineração na região de Alpinópolis, no Sul de Minas. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (11/9/03), a partir das 9 horas, no Plenarinho II. A reunião atenderá a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT).

Entre os convidados está a ministra de Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, cuja pasta deve mandar representante. Também foram chamados para a discussão a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Wendel Abramo; o defensor-chefe da Defensoria Pública da União, Luiz Henrique de Vasconcelos Quaglietta Correa; e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia.

Na relação de convidados para o debate estão ainda a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Minas Gerais - 3ª Região, Sônia Toledo Gonçalves; e a superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Valmar Gonçalves de Sousa.

Representando os trabalhadores foram chamados para a audiência o secretário regional e a assessora de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, respectivamente, Cláudio Jesus Ferreira e Marta de Freitas; além de o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais, José Maria Soares; e o gerente de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Belo Horizonte, Anthero Drummond Júnior.