Deputados vão a Teófilo Otoni debater gestão das águas
Comissão Extraordinária realizará audiência pública, na Câmara Municipal, quarta-feira (11), a partir das 9 horas.
06/09/2013 - 15:45Na próxima quarta-feira (11/9/13), a Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) para dar continuidade à série de audiências públicas que tem realizado no interior do Estado para ouvir os comitês de bacias hidrográficas de forma regionalizada. A reunião, que atende a requerimento dos deputados Almir Paraca (PT), Pompílio Canavez (PT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Tiago Ulisses (PV), André Quintão (PT) e Zé Maia (PSDB), será realizada na Câmara Municipal (Praça Tiradentes, 170) a partir das 9 horas.
A comissão já realizou audiências em diferentes regiões do Estado. A primeira foi em Paracatu (Noroeste de Minas) em maio deste ano. Posteriormente, vieram reuniões em Poços de Caldas, São Lourenço e Alfenas (as três cidades do Sul de Minas); Uberlândia (Triângulo Mineiro); São Francisco (Norte de Minas); Três Marias (Região Central do Estado); Ipatinga (Vale do Aço) e, recentemente, Arinos (Noroeste).
A finalidade dos encontros é ouvir os representantes dos comitês de bacias do Estado, visando a conhecer a realidade local com suas peculiaridades, verificar demandas e colher sugestões para subsidiar o trabalho. Ao final, o relatório da comissão deverá ser encaminhado às autoridades competentes. Para a Assembleia Legislativa, o relatório será utilizado como subsídio à atuação dos parlamentares, à produção e ao aperfeiçoamento da legislação.
Convidados - Para a audiência de Téofilo Otoni, foram convidados o prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Afonso Porto Neiva; o presidente da Câmara de Teófilo Otoni, vereador Northon Neiva Diamantino; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o procurador-geral de justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, coronel PM Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva; a diretora-geral do Instituto Estadual das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros Rio Mucuri, Alice Lorentz de Faria Godinho; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, Luiz Antônio Garcia ; além de duas Comissões da ALMG, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávele e de Minas e Energia.