Definida a programação do ciclo de debates sobre o idoso
Evento será realizado no dia 1º de outubro, no Plenário, para marcar os 10 anos do Estatuto do Idoso.
05/09/2013 - 16:49Está fechada a programação do Ciclo de Debates 10 anos do Estatuto do Idoso – Avanços e Desafios para um Envelhecimento Digno, que será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º de outubro. A apresentação da agenda foi nesta quinta-feira (5/9/13), durante a sexta e última reunião preparatória do evento, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e órgãos do poder público. Além de marcar o aniversário de uma década do estatuto (Lei Federal 10.741, de 2003), comemorado na data, o ciclo de debates tem também o objetivo de contextualizar a situação do envelhecimento no Brasil e, em particular, em Minas Gerais, e debater aspectos referentes às políticas públicas para os idosos no Estado.
O evento integra as diversas ações do Movimento Idade com Qualidade, lançado em junho pela ALMG, e será antecedido pela realização de três audiências públicas da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. A primeira será em Araxá (10/9), depois Governador Valadares (17/9) e a última em Montes Claros (24/9), para a discussão de políticas públicas para os idosos. A intenção é que as questões levantadas nessas audiências também sirvam de insumo para os debate do dia 1º.
As inscrições para o ciclo de debates serão feitas de 16 a 29 de setembro, pelo Portal da ALMG ou pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte).
Confira a programação completa:
Horário |
Programação |
9 horas |
Abertura oficial |
9h30 |
Conferência I – O contexto do envelhecimento em Minas Gerais e No Brasil
|
10h30 |
Conferência II – Balanço dos 10 anos do Estatuto do Idoso
|
11h40 |
Debate com o público |
12h30 |
Intervalo |
14 horas |
Painel I – As políticas públicas para os idosos em Minas Gerais
|
15h20 |
Painel II – Crimes contra idosos
|