Educação a distância é assunto em evento internacional
Servidores da ALMG vão apresentar, em seminário na UFMG, o trabalho de ensino a distância desenvolvido pela Casa.
02/09/2013 - 14:28Os servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Guilherme Wagner Ribeiro e Simone Mordente de Souza participam, desta segunda-feira (2/9/13) até esta quarta (4), do V Seminário Internacional de Educação a Distância – Meios, Atores e Processos, promovido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, no campus da universidade.
Nesta segunda (2), os servidores apresentam o trabalho "EaD na Escola do Legislativo da ALMG – Trajetória e Diretrizes", selecionado pelo comitê organizador do encontro. A primeira experiência em educação a distância da Escola do Legislativo (ELE) data do final dos anos 90, com o curso Educação para a Cidadania, baseado na cartilha eletrônica "Cidadania online".
Atualmente, a ELE oferece suas atividades em uma plataforma especializada, já tendo desenvolvido 17 cursos, oferecidos na modalidade a distância e dirigidos tanto aos servidores da ALMG quanto ao público externo interessado.
O trabalho em rede, a flexibilidade na formatação de cursos e a socialização de saberes são as principais diretrizes do programa de educação a distância da Assembleia. Os principais desafios que o programa enfrenta, para alcançar um novo patamar na sua trajetória, são o aprofundamento dessas diretrizes, o combate à evasão dos alunos e o aprimoramento de estratégias e processos de avaliação.