Comissão das Águas vai a Ipatinga nesta quarta-feira (4).

Gestão de recursos hídricos no Vale do Aço será discutida em audiência pública, às 10 horas, na Câmara Municipal.

30/08/2013 - 17:22

Discutir questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos no Vale do Aço. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada às 10 horas na Câmara Municipal de Ipatinga (Pça. dos Três Poderes, s/n, Centro) na próxima quarta-feira (4/9/13) pela Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Um dos autores do requerimento que deu origem à reunião, o deputado Pompílio Canavez (PT), destacou que a "Bacia do Rio Doce é muito importante, não só para Minas Gerais como para o País, já que deságua no Espírito Santo. E a região está sofrendo muito com a alta demanda de água, para a agricultura, a mineração e as indústrias. Queremos ouvir a comunidade e o comitê da Bacia, para entender mais sobre os problemas e buscar as soluções possíveis".

Convidados – Além de membros das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Minas e Energia, foram convidados para participar da audiência a prefeita de Ipatinga, Maria Cecília Ferreira Delfino; o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Werley Glicerio Furbino de Araújo; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o promotor de justiça da Comarca de Ipatinga, Walter Freitas de Moraes Júnior; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg - Regional Vale do Aço), Luciano José de Araújo; o vereador da Câmara Municipal de Ipatinga, Saulo Manoel da Silveira; o coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Iusifith Chafith Felipe; e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí, Luciane Teixeira Martins.