CUT será homenageada por seus 30 anos
Central Única dos Trabalhadores será homenageada em Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (29).
23/08/2013 - 15:28A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear, em Reunião Especial de Plenário, os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A reunião será nesta quinta-feira (29/8/13), às 20 horas, e atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).
Segundo o parlamentar, a CUT representa mais do que um instrumento de luta e de representação. “É um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada de trabalhadores e trabalhadoras na política nacional”, afirma.
História - A Central Única dos Trabalhadores foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora. Naquele momento, mais de 5 mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do País. A CUT é uma organização sindical cujo compromisso é a defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do País, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, com 3.806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras na base.