Araxá debate criação da Região Metropolitana do Triângulo
Comissão de Assuntos Municipais tem realizado audiências em municípios que poderão integrar a nova região metropolitana.
23/08/2013 - 12:55Nesta segunda-feira (26/8/13), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará mais uma audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Desta vez, a atividade será na cidade de Araxá (Alto Paranaíba), no Teatro Municipal (Av. Antônio Carlos s/nº), a partir das 14 horas. A comissão já esteve em Uberlândia, Uberaba, Araguari, Monte Carmelo, Patos de Minas e Patrocínio.
De acordo com a deputada Liza Prado (PSB), que, em parceria com os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Elismar Prado (PT) e Leonídio Bouças (PMDB), assina o requerimento para a realização das audiências, as reuniões públicas nos municípios são muito importantes para mostrar à população e às lideranças regionais a relevância da proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com as reuniões públicas, a parlamentar espera que as pessoas se conscientizem sobre os benefícios da mudança. Para ela, não há como pensar em uma forma de progresso se não for com união de esforços.
A expectativa de Liza Prado é de que, com a criação da região metropolitana, o Triângulo e o Alto Paranaíba passem a ter, por exemplo, acesso facilitado a recursos públicos federais e estaduais; tarifas integradas para o transporte coletivo intermunicipal; políticas públicas integradas e centralização da coleta seletiva de lixo urbano, entre outros benefícios.
Convidados – Para a audiência desta segunda, foram convidados Jeová Moreira da Costa, prefeito de Araxá; Miguel Alves Ferreira Júnior, vereador e presidente da Câmara Municipal de Araxá; Alexandre Silveira, deputado federal e secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana; Dorothea Fonseca Furquim Werneck, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico; Gilmar Alves Machado, prefeito de Uberlândia; Paulo Piau Nogueira, prefeito Uberaba; Lucas Campos de Siqueira, prefeito municipal de Patrocínio; Pedro José Lacerda do Nascimento, presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba.