Ameaças a indígenas motivam visita técnica
Comissão aprova viagem à Comunidade Caxixó, no Centro-Oeste de Minas, para apurar denúncias de ameaças de morte.
22/08/2013 - 17:18A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma visita técnica à aldeia indígena Caxixó do Capão do Zezinho, localizada no município de Martinho Campos (Centro-Oeste de MInas). A viagem, aprovada na reunião desta quinta-feira (22/8/13), atende a requerimento do presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), e visa a apurar denúncias de ameaças de morte feitas a membros da comunidade.
Segundo André Quintão, as terras dos Caxixó do Capão do Zezinho se encontram em processo de demarcação. Em razão disso, repetem-se situações de conflito, e a comunidade encaminhou à comissão as denúncias, solicitando uma audiência pública. Porém, antes de realizar essa reunião no local, ponderou o parlamentar, é importante visitar os pontos onde ocorrem os conflitos e as ameaças, a fim de checar de perto a situação.
Ao encerrar a reunião, o presidente da comissão convidou para as audiências de monitoramento das Políticas Públicas que a ALMG realiza a partir desta terça (28). André Quintão também lembrou que, nesta sexta (23), acontece o encerramento do Parlamento Jovem. Ele finalizou convidando para o Ciclo de Debates 10 Anos da Comissão de Participação Popular, que será realizado nesta quarta (29) e quinta (30), durante todo do dia, no Plenário da ALMG.