Patriarca da Independência será homenageado no plenário

Os 250 anos de nascimento de José Bonifácio Andrada e Silva motivam reunião de plénario na ALMG

20/08/2013 - 10:41

AINDA NÃO TEM INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIO. LIGUEI NO CERIMONIAL E INFORMARAM QUE NÃO TEM O BRIEFING AINDA

 

Os 250 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva serão homenageados em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade será nesta segunda-feira, 2/9/13, às XX horas. A homenagem atende a requerimento do deputado Sebastião Costa (PPS).

História - José Bonifácio de Andrada e Silva foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. Vindo de uma família aristocrata portuguesa, Andrada e Silva nasceu na cidade de Nitéroi (RJ), no dia 13 de junho de 1763. Seu nome é referido historicamente como o “Patriarca da Independência”.
Sua carreira política iniciou-se em 1895, quando coordenou um forte movimento político chamado Liga da Lavoura e da Indústria, que congregava forças mais poderosas da comunidade. Em 1899, elegeu-se para o Congresso Nacional por indicação da Liga, conseguindo depois reeleger-se, ininterruptamente, até 1930. Na Câmara dos deputados José Bonifácio de Andrada e Silva ocupou lugar de destaque na Comissão de Instrução Pública e participou ativamente nas Comissões de Justiça e de Diplomacia, e de Finanças.
Destacou-se nas articulações políticas que culminaram na Revolução de outubro de 1930, como Líder da Aliança Liberal na Câmara dos Deputados, e se opôs às candidaturas sustentadas por Washington Luiz. Após o movimento, afastou-se da representação política, para dedicar-se à diplomacia. Em 1931, foi nomeado embaixador em Lisboa transferindo-se em 1933 para Buenos Aires. Encerrou sua carreira como Embaixador do Brasil junto à Santa Sé.