Debate sobre região metropolitana chega a Patos e Patrocínio

Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão sendo visitadas pela Comissão de Assuntos Municipais.

14/08/2013 - 17:08

Debater o Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Uberlândia. É isso que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem feito em audiências públicas nas cidades da região. Na próxima segunda-feira (19/8/13), a discussão passará por Patos de Minas e Patrocínio, no Alto Paranaíba. A comissão já esteve nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Araguari e Monte Carmelo.

As reuniões acontecerão a partir das 9 horas na Câmara Municipal de Patrocínio (Praça Olímpio Garcia Brandão, 1488, bairro Constantino) e a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Patos de Minas (Rua José de Santana, 506, 3º andar, Centro). A ideia é que o projeto evolua, depois de aprovado, para uma Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

"Essas audiências são muito importantes para mostrar à população e lideranças da região a relevância desse projeto de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O que pretendo é que as pessoas saiam de lá cientes dos benefícios que serão adquiridos com essa mudança. Não há como pensar em uma forma de progresso se não for com união de esforços. E a Região Metropolitana do Triângulo irá unir vários municípios em prol do desenvolvimento cultural, social e econômico", justifica a deputada Liza Prado (PSB). Ela é autora do requerimento para a realização da reunião, juntamente com os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Elismar Prado (PT) e Leonídio Bouças (PMDB).

A expectativa da parlamentar é que, se o projeto for aprovado, a região tenha acesso facilitado a recursos públicos federais e estaduais, tarifas integradas para o transporte coletivo intermunicipal, políticas públicas integradas e centralização da coleta seletiva de lixo urbano, por exemplo.

Convidados – Foram convidados para as reuniões os presidentes das Câmaras Municipais de Patrocínio, Cássio Remis; e de Patos de Minas, Otaviano Marques de Amorim; o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro José Lacerda do Nascimento; o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Carlos Andrada; os prefeitos de Uberaba, Paulo Piau; de Araxá, Jeová Moreira da Costa; de Uberlândia, Gilmar Machado; de Patrocínio, Lucas Siqueira; e de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues; os secretários de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; e de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.