Proposta de extinção da Secretaria de Turismo será debatida
Além dessa reunião, outras duas pretendem discutir a realização de eventos na Praça da Liberdade e no Sul de Minas.
13/08/2013 - 16:45A proposta de extinção da Secretaria de Estado de Turismo será discutida em audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento com essa finalidade foi aprovado na reunião realizada nesta terça-feira (13/8/13).
O autor desse requerimento é o deputado Ulysses Gomes (PT), que pretende convidar representantes de todos os circuitos turísticos do Estado. A proposta de extinção da pasta do Turismo está no bojo do projeto do Governo de Minas de reduzir o número de secretarias estaduais de 23 para 17.
O deputado Fred Costa (PEN) teve aprovado requerimento para debater os impactos provocados pela realização de eventos na Praça da Liberdade. Segundo ele, a conservação da praça com seus prédios históricos vem sendo prejudicada pela estrutura dos palcos e pela música alta das apresentações. Na avaliação do parlamentar, são necessárias novas regras para a realização dos eventos na praça. Nesse sentido, a Prefeitura de Belo Horizonte havia prometido em 2012 definir essas normas, o que ainda não ocorreu. Ainda segundo Fred Costa, de 2012 até hoje já foram realizadas 146 festas na praça.
Feiras itinerantes - Por fim, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) pretende discutir, em Pouso Alegre (Sul de Minas), a ocorrência de feiras itinerantes no município e na região. Ele relata que esses eventos estariam causando “sérios prejuízos aos setores empresarial e industrial, principalmente aos comerciantes legalmente estabelecidos, e aos cofres do Estado”.
Também na reunião, foram aprovados diversos requerimentos que dispensam a aprovação do Plenário.