Congestionamentos são reflexo do crescimento populacional ocorrido na região

Comissão busca medidas para desafogar trânsito na Pampulha

Recorrentes congestionamentos na região da Lagoa da Pampulha motivaram aprovação de requerimento de audiência pública.

13/08/2013 - 17:25

Discutir e analisar medidas de mobilidade urbana para desafogar o trânsito na região da Lagoa da Pampulha. Esse é o objetivo de audiência pública que deve ser realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo como convidada a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. O requerimento, de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), foi aprovado em reunião realizada nesta terça-feira (13/8/13).

Segundo a BH-Trans, os recorrentes congestionamentos na Lagoa da Pampulha são reflexo do crescimento populacional ocorrido na última década na região, principalmente em bairros como Castelo e Ouro Preto, e, por isso, se torna necessária a realização de obras de mobilidade urbana naquela área. Ainda, de acordo com dados da BH-Trans, pelos 3,8 km da Avenida Pedro I, que dá acesso à Pampulha, circulam, diariamente, 45 mil veículos. Já na Avenida Antônio Carlos, outra via de acesso à região da Pampulha, 80 mil veículos circulam por dia em uma extensão de quase 9 km. Por consequência do tráfego intenso, as vias que contornam a lagoa e que dão acesso aos bairros, ficam congestionadas.

Os deputados aprovaram ainda outro requerimento, também de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), para que seja realizada audiência pública, em conjunto com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, para debater as políticas estaduais de desenvolvimento regional a partir do monitoramento de programas e ações do PPAG 2012-2015, em exercício no ano de 2013.

Um terceiro requerimento aprovado de mesma autoria, prevê que seja realizada audiência pública para discutir o processo de transição do sistema atual de eleições de conselheiros tutelares nos municípios mineiros.

Consulte o resultado da reunião.