Comissão busca medidas para desafogar trânsito na Pampulha
Recorrentes congestionamentos na região da Lagoa da Pampulha motivaram aprovação de requerimento de audiência pública.
13/08/2013 - 17:25Discutir e analisar medidas de mobilidade urbana para desafogar o trânsito na região da Lagoa da Pampulha. Esse é o objetivo de audiência pública que deve ser realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo como convidada a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. O requerimento, de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), foi aprovado em reunião realizada nesta terça-feira (13/8/13).
Segundo a BH-Trans, os recorrentes congestionamentos na Lagoa da Pampulha são reflexo do crescimento populacional ocorrido na última década na região, principalmente em bairros como Castelo e Ouro Preto, e, por isso, se torna necessária a realização de obras de mobilidade urbana naquela área. Ainda, de acordo com dados da BH-Trans, pelos 3,8 km da Avenida Pedro I, que dá acesso à Pampulha, circulam, diariamente, 45 mil veículos. Já na Avenida Antônio Carlos, outra via de acesso à região da Pampulha, 80 mil veículos circulam por dia em uma extensão de quase 9 km. Por consequência do tráfego intenso, as vias que contornam a lagoa e que dão acesso aos bairros, ficam congestionadas.
Os deputados aprovaram ainda outro requerimento, também de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), para que seja realizada audiência pública, em conjunto com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, para debater as políticas estaduais de desenvolvimento regional a partir do monitoramento de programas e ações do PPAG 2012-2015, em exercício no ano de 2013.
Um terceiro requerimento aprovado de mesma autoria, prevê que seja realizada audiência pública para discutir o processo de transição do sistema atual de eleições de conselheiros tutelares nos municípios mineiros.