Usuários da rodovia reclamam de poeira, lama e buracos no seu percurso
Os deputados Ivai Nogueira (PMDB) e Neider Moreira (PSD) defenderam a pavimentação da MG-252
Participantes destacaram importância da pavimentação para a região

Moema e Araújos cobram pavimentação da MG-252

Rodovia é importante para o escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste.

12/08/2013 - 18:32

A importância da pavimentação dos 30,6 km da estrada entre Moema e Araújos para o desenvolvimento socioeconômico da região Centro-Oeste do Estado foi ressaltada durante audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os parlamentares se reuniram com prefeitos e autoridades da região, na tarde desta segunda-feira (12/8/13), na Câmara Municipal de Moema, para debater o cronograma das obras de pavimentação desse trecho da rodovia MG-252, que faz parte do programa estadual Caminhos de Minas. A estrada é estratégica para o escoamento da produção agrícola e de roupas de cama da região, e seus usuários convivem com poeira ou lama e buracos no percurso.

Segundo o presidente da comissão e autor do requerimento para a reunião, deputado Ivair Nogueira (PMDB), o objetivo do debate é buscar subsídios com a população para sensibilizar o Governo do Estado da importância dessa pavimentação. Ele lembrou que as obras serão fundamentais também para contemplar o distrito de Chapada, que tem uma significativa produção de roupas de cama. De acordo com Ivair Nogueria, a partir da elaboração do projeto de pavimentação será possível cobrar do governo a execução da obra.

Sobre o cronograma de execução das obras, o coordenador regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) em Formiga, Alberto Queiroz Soares, informou que o processo licitatório já foi concluído e que o contrato com a empresa vencedora, a Planex, deverá ser assinado até o final de agosto. Ele disse ainda que o prazo de execução do projeto é de 720 dias.

O deputado Neider Moreira (PSD) lembrou que o Governo do Estado dispõe dos recursos para o programa Caminhos de Minas, mas é preciso ter um projeto para executar a obra. Segundo ele, 65 trechos já foram licitados e outros 34 estão em fase de licitação, entre eles a ligação entre Moema e Araújos. O parlamentar destacou a importância da mobilização das duas cidades, já que é uma obra que vai promover uma maior integração regional. “Os passos estão sendo dados e nós temos acompanhando para tornar isso uma realidade para a região”, afirmou.

Estrada é importante para escoamento da produção

A importância da pavimentação da estrada para o escoamento da produção regional também foi destacada pelo prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e pelo presidente da Câmara Municipal, Mauro Nunes Gontijo. Julvan Lacerda informou que o distrito de Chapada tem uma fábrica de foguetes e nove confecções, somando 200 empregos diretos, e essas pequenas empresas precisam dar vazão à produção em uma estrada precária. O prefeito ressaltou ainda que a produção agrícola é responsável por 25% do PIB de Moema, e é preciso dar condições para o escoamento dos produtos agrícolas.

A prefeita e o presidente da Câmara Municipal de Araújos, Sônia Maria Batista Couto e Ivan Ulisses Ferreira, respectivamente, reforçaram a importância da pavimentação desse trecho para o desenvolvimento econômico e para as áreas de saúde, indústria e comércio da cidade. Outros prefeitos e autoridades da região fizeram coro às reivindicações dos representantes de Moema e Araújos.

Em resposta às condições da estrada, o coordenador regional do DER disse que esse trecho é de total responsabilidade da autarquia, e assumiu o compromisso de mantê-la da melhor forma possível. Nesse sentido, disse que os caminhões-pipa vão retornar à estrada nos próximos dias para tentar amenizar o desconforto dos usuários com a poeira nesta época de seca.

Consulte o resultado da reunião.