Presidente da ALMG ressaltou a importância da capacitação dos agentes públicos

Presidente da ALMG participa de evento em Teófilo Otoni

Capacitação de agentes públicos pelo Tribunal de Contas do Estado pode propiciar desenvolvimento das economias locais.

08/08/2013 - 18:03

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta quinta-feira (8/8/13), na sede da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), da 4ª reunião do Encontro Técnico O Tribunal de Contas e os Municípios 2013. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com o Parlamento mineiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Mineira de Municípios (AMM). A principal meta do TCE é capacitar, de forma continuada, os agentes públicos municipais e estaduais.

O público-alvo do encontro inclui prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, servidores que atuam na área de licitações e contratos, contadores, controladores internos, procuradores e chefes de gabinete. O evento aborda o tema Planejamento e Controle em Favor do Desenvolvimento Local e as informações necessárias para que os municípios possam elaborar suas próprias leis, regulamentando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar Federal 123, de 2006).

De acordo com a assessoria da AMM, o Encontro pretende esclarecer a importância do instrumento normativo para o crescimento econômico regional. Até o momento, dos 853 municípios mineiros, apenas 95 executam a Lei. Para enfatizar a importância da regulamentação, a associação demonstrou que, somente em 2012, o Estado e os municípios mineiros gastaram aproximadamente R$ 29 bilhões entre bens e serviços contratados junto aos micros e pequenos empreendedores.

Para Dinis Pinheiro, a capacitação vai propiciar um melhor planejamento dos recursos e controle dos gastos públicos, além de diminuir as desigualdades sociais em Minas. O deputado explica que, se os municípios conseguirem aumentar as compras de bens e serviços provenientes de estabelecimentos comerciais da própria região, a economia local poderá ser significativamente ampliada. “Tenho a absoluta certeza que valorizar a micro e pequena empresa é um empurrão para fomentar o desenvolvimento local e para a construção de um Estado melhor e mais justo”, destacou.

O primeiro encontro foi realizado em Belo Horizonte no dia 5 de junho. Ao todo, serão abrangidas sete macrorregiões do Estado. O TCE já promoveu encontros nas cidades de Pouso Alegre (Sul de Minas), Pirapora (Norte de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Teófilo Otoni. Serão realizados ainda eventos em Uberaba (Triângulo Mineiro), Ipatinga (Vale do Aço) e Unaí (Noroeste de Minas) no mês de setembro.