ALMG atualiza versão da plataforma de ensino a distância
Novos recursos facilitam o acompanhamento do progresso dos alunos e disponibilizam temas específicos para celular.
05/08/2013 - 11:15Interface mais amigável, maior capacidade de memória e melhor integração com o ambiente web são algumas das características da nova versão da plataforma Moodle, adotada pela Escola do Legislativo (ELE) para abrigar as atividades do programa de educação a distância da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A migração da versão 1.9.1 para a 2.4 foi concluída no final do primeiro semestre e a plataforma já está aberta para a oferta de novos cursos.
Além da adequação técnica da nova versão às necessidades da ELE, possibilitando a migração dos cursos já oferecidos, foi desenvolvida uma programação visual personalizada para todas as telas da versão 2.4. Nessa nova versão, as diferentes atividades propostas em um curso poderão ser visualizadas pelos estudantes apenas após completarem determinados pré-requisitos estabelecidos pelo professor. Com isso, o docente ganha mais autonomia para planejar o desenvolvimento do seu curso e o aluno passa a ter mais segurança no seu percurso. Na versão anterior, apenas as atividades do tipo lição ofereciam essa possibilidade.
Outros benefícios obtidos com a mudança na plataforma Moodle são os recursos oferecidos ao professor para o acompanhamento do progresso dos alunos por meio de atividades executadas e notas obtidas; a memória ilimitada do sistema de backup; os novos temas gráficos e blocos de conteúdos, como os campos de comentários e de arquivos privados do aluno; e a possibilidade de utilização de temas específicos para celular e tablet.