Infográfico

Assembleia de Minas recebe 1.332 sugestões da população

Propostas, recebidas de todas as regiões, serão consideradas para atuação do Legislativo nos próximos dois anos.

16/07/2013 - 15:23

Como resultado da realização de uma série de 20 encontros no interior, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu 1.332 sugestões, que demonstram os anseios da população para a atuação do Legislativo nos próximos dois anos. As propostas foram recebidas, ao longo do primeiro semestre, durante a Reunião de Prestação de Contas Regionalizada, que teve o objetivo ainda de apresentar os trabalhos realizados nos últimos dois anos.

O levantamento das propostas demonstrou que todas as regiões do Estado enviaram sugestões e que, do total de 23 temas, os cinco mais abordados são: saúde pública (215), transporte e trânsito (180), segurança pública (150), municípios e desenvolvimento regional (117) e educação (112). Já o demonstrativo por região identificou que o maior número de sugestões foi enviado por participantes do Vale do Jequitinhonha/Mucuri (335), seguido do Rio Doce (215), da Região Central (194) e do Sul de Minas (131). O Vale do Jequitinhonha também lidera com maior número de sugestões para quatro dos cinco temas mais abordados: saúde; transporte e trânsito; educação; e municípios e desenvolvimento regional.

O único tema não liderado pelo Vale do Jequitinhonha é segurança pública, que teve o maior número de sugestões enviadas pela região do Rio Doce. Outras regiões que também tiveram como maior preocupação esse tema foram o Sul e a Zona da Mata. Já a Região Central demonstrou maior preocupação com questões relacionadas à saúde pública, assim como as regiões Centro-Oeste, Norte, Alto Paranaíba e Triângulo.

Em todos os 20 encontros, participaram presencialmente cerca de 3.959 pessoas de 425 municípios, além de 1.332 entidades. Com essa iniciativa, o Legislativo reafirmou seu compromisso de dar transparência à sua atuação e promover melhores condições de vida para os mineiros.

A análise quantitativa das sugestões foi realizada por uma equipe técnica da Assembleia, que indexou por tema as 673 propostas cadastradas, o que resultou nas 1.332 sugestões. Na próxima etapa, no mês de agosto, será divulgada uma análise temática das sugestões para que elas possam subsidiar os deputados em seu trabalho parlamentar.