Série inédita discute fazer político nos dias atuais
No TV Escola, da TV Assembleia, reflexões sobre o papel de cada um no momento atual de manifestações no Brasil.
15/07/2013 - 19:10"É você que faz política!", nova série inédita da TV Escola, vai ao ar na próxima segunda-feira (22/7/13) em dois horários: 6 horas e 13h30. O programa da TV Assembleia, em cinco episódios, foi produzido em parceria com a Escola do Legislativo, que recentemente lançou exposição didático-cultural, com tema homônimo.
Assista aos últimos vídeos do programa TV Escola.
Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.
Para mostrar que todos são responsáveis pelo Estado que aí está, e que também está sendo construído com as nossas ações ou omissões, o programa TV Escola conversou com filósofos, cientistas políticos e doutores em comunicação, a fim de de saber quais são os desafios para se fazer política nos dias de hoje e quais os passos que devem ser dados para se avançar nos processos democráticos de participação.
Renato Janine Ribeiro, Mário Sérgio Cortella e Ricardo Fabrino são alguns desses nomes de destaque, que fazem, a cada teleaula, reflexões importantes que levam a compreender o papel de cada um no momento atual de manifestações vividas no Brasil.
Os argumentos foram elaborados por uma equipe de oito autores, que discutiram diversos temas coletivamente. O objetivo é tornar mais claro o verdadeiro sentido da política na vida de todos nós, refletir sobre a apatia política, suas consequências e mostrar exemplos de pessoas que têm modificado suas vidas e de sua comunidade, com uma atuação política autônoma e ativa.
Também foram ouvidos mais de 80 líderes comunitários, membros de ONG, ativistas políticos em todo o Estado, que dão opiniões inéditas a respeito das seguintes questões: o que é política? O que é democracia? Onde está a política? E como têm feito a política acontecer nas áreas em que atuam e também na sua rotina diária?
A cada episódio, o programa TV Escola mostra reportagens com exemplos de mudanças ocorridas na vida de pessoas que decidiram ter uma atitude política mais ativa. Questões polêmicas e atuais, que ecoaram, de uma forma ou de outra, durante as manifestações que levaram milhares de pessoas para as ruas no mês passado, vão sendo tratadas a cada teleaula.