Ao todo, 54 sugestões de projetos de lei, políticas públicas, dentre outros, passam pelo processo de sistematização - Arquivo/ALMG

Propostas do Parlamento Jovem são consolidadas pela ALMG

Estudantes do Parlamento Jovem de Minas selecionaram 54 propostas que serão analisadas e votadas em etapa estadual.

12/07/2013 - 15:25 - Atualizado em 29/07/2013 - 11:51

As melhores propostas elaboradas pelos estudantes durante a etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas (PJ) estão, durante esta primeira quinzena do mês de julho, em fase de consolidação por técnicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ao todo, 54 sugestões de propostas de elaboração e aprimoramento de políticas públicas, dentre outros, passam pelo processo de sistematização. Além dessa organização, as propostas também passam por uma revisão e por uma adequação textual.

As propostas com mesmo conteúdo ou conteúdos complementares são aglutinadas, ganhando novo texto, que preserva a ideia original sugerida pelos estudantes e traz a possibilidade de aprofundar e ampliar o debate sobre o tema abordado. As propostas com temáticas semelhantes são agrupadas, com o objetivo de serem discutidas em um mesmo momento, para que o esforço argumentativo e os consensos produzidos pelo grupo não se percam pelo vai e vem da discussão, durante os trabalhos da etapa estadual.

Todo o trabalho é organizado em um único documento base, que será enviado, já na segunda quinzena de julho, para as câmaras municipais das cidades que participaram da edição 2013 do projeto para que os estudantes o conheçam. A partir daí, as propostas passam a ser do Parlamento Jovem de Minas. Cabe aos jovens estudá-las e se prepararem para a argumentação na etapa estadual, na qual se construirão consensos sobre as propostas que melhor representam o grupo em seus anseios e expectativas de ação do poder público no tema em questão.

Plenárias municipais mobilizaram mais de 900 estudantes de 18 cidades mineiras

Realizadas, em sua maioria no mês de junho, as 18 plenárias municipais contaram com a participação de mais de 900 estudantes de 77 escolas, sendo 52 públicas e 25 particulares. Durante o encontro, as principais propostas elaboradas em cada cidade foram analisadas e votadas. Em seguida, as três escolhidas foram enviadas à ALMG para a consolidação em curso atualmente.

As propostas analisadas foram elaboradas pelo grupo após um período de quatro meses de estudos, pesquisas e discussões em torno do tema escolhido para a edição 2013 do Parlamento Jovem: Cidades Sustentáveis – Desafios para as novas Gerações. As sugestões abordam, dentre outros temas, novas normas, aprimoramento de políticas públicas existentes, propostas de emenda ao orçamento do Estado, medidas de fiscalização e controle.

Próxima etapa – Após a discussão do documento base composto pelas propostas dos estudantes das cidades que fazem parte do PJ deste ano, inicia-se a etapa estadual, prevista para os dias 22 e 23 de agosto. Esta fase será realizada no Hotel Fazenda Canto da Siriema, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e no Plenário da ALMG.

No primeiro dia, os representantes eleitos serão divididos em grupos que aprovarão, cada um deles, até cinco propostas apresentadas. Já no segundo dia, na plenária final, os relatórios de cada um dos grupos serão votados e um documento final será elaborado e entregue ao representante da Assembleia.