Mandato simbólico de ex-comunista é restituído
Projeto de Resolução que faz referência ao ex-deputado estadual Armando Ziller é aprovado em 2º turno no Plenário.
10/07/2013 - 18:18Durante Reunião Ordinária de Plenário nesta quarta-feira (10/7/13), foi aprovado, em 2º turno, conforme o original, o Projeto de Resolução (PRE) 4.163/13, de autoria da deputada Luzia Ferreira (PPS). A proposição dispõe sobre a restituição do mandato, de forma simbólica, do ex-deputado estadual Armando Ziller, eleito pelo PCB nas eleições de 1947. O projeto segue agora para a Comissão de Redação.
Em sua justificativa, a autora do projeto ressaltou que o parlamentar teve o mandato cassado no ano de 1948, em função da extinção da legenda. Luzia Ferreira destacou também que Ziller era líder sindical e presidente do Sindicato dos Bancários de Minas. “Nas repressões sofridas pelos partidários comunistas no Brasil se encontram dois baluartes: Luís Carlos Prestes, no cenário nacional, e Armando Ziller, único representante do PCB em Minas”, disse.
Ainda segundo a autora, Prestes, cujo mandato também foi extinto no mesmo ano, teve o mesmo restituído pelo Senado Federal, em caráter simbólico, em sessão pública solene realizada recentemente. Luzia Ferreira acrescentou que essa iniciativa tem o objetivo de corrigir uma injustiça que marca a história política do Brasil.
Luzia Ferreira defendeu, durante a reunião, que essa restituição simbólica do mandato é uma reafirmação de que em sociedades democráticas deve existir a pluralidade.