Exploração de águas minerais será tema de audiência
Problemas constatados no Circuito das Águas serão discutidos em São Lourenço.
10/07/2013 - 16:10Três requerimentos de audiências públicas foram aprovados durante reunião da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na tarde desta quarta-feira (10/7/13). O primeiro é de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT). O parlamentar solicita audiência em São Lourenço (Sul de Minas) para debater as dificuldades na exploração das águas minerais na cidade e região, assim como as propostas de mudança na legislação federal relativa à exploração das águas minerais.
O presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT), solicitou audiência para discutir os mecanismos de operação do sistema nacional de regularização dos reservatórios para produção de energia elétrica, com o objetivo de ampliar a participação da sociedade para compatibilizar o uso múltiplo das águas e a solução dos conflitos mais significativos desse uso. O deputado pediu, ainda, que a reunião conte com a presença de representantes da Agência Nacional das Águas, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Associação de Municípios do Lago de Furnas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Por fim, o deputado Almir Paraca também solicitou reunião em Sagarana, distrito de Arinos (Noroeste de Minas), para debater a questão da simbologia da água e sua importância como elemento cultural, de formação dos agrupamentos urbanos e humanos, de manutenção das famílias no campo e indutora de sua identidade territorial e social, bem como as tecnologias sociais empregadas na preservação, manejo e gestão do patrimônio hídrico e também o cerrado como um bioma berço das águas.