Comissão de Saúde aprova realização de cinco audiências

Importação de médicos estrangeiros e Campanha Assine + Saúde estão entre os temas dos requerimentos aprovados.

03/07/2013 - 14:12

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta quarta-feira (3/7/13), requerimentos de audiências públicas da Campanha Assine + Saúde em mais 22 municípios mineiros. A campanha visa a recolher assinaturas para enviar ao Governo Federal lei de iniciativa popular para aumentar o percentual de investimento em saúde. Os municípios que deverão receber as audiências são: Itabirito, Ibirité, Carandaí, Corinto, João Monlevade e Ribeirão das Neves, na Região Central do Estado; Aiuruoca, Varginha, Lavras, Três Corações, Cássia, Guaranésia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Passos e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas; Cataguases, na Zona da Mata; e Perdões, Nova Serrana, Formiga, Divinópolis e Piumhi, no Centro-Oeste de Minas.

Também foram aprovados requerimentos dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Leonardo Moreira (PSDB) e Duarte Bechir (PSD) para realização de audiência pública sobre a contratação de médicos estrangeiros por meio de convênio com outros países, conforme proposta do Governo Federal.

Outra reunião aprovada é para discutir a possibilidade de oferecer, na rede pública estadual, exame que comprove predisposição genética para o desenvolvimento de câncer. O requerimento é do deputado Fred Costa (PEN).

O município de Divinópolis deve receber, a requerimento do deputado Pompilio Canavez (PT), audiência pública para discutir a luta antimanicomial. A dificuldade na realização de pesquisas no País e o impacto disso no diagnóstico e no tratamento de saúde serão discutidos em outra audiência pública, solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

O deputado Carlos Mosconi teve aprovado também requerimento de audiência pública para obter informações sobre a incidência de casos de infecção pelo vírus da gripe H1N1 no Estado.

Consulte o resultado da reunião.