ALMG exibirá vídeos que identificam vândalos

Imagens de depredações durante as manifestações dos últimos dias foram apresentadas a parlamentares pela Polícia Civil.

28/06/2013 - 19:26 - Atualizado em 01/07/2013 - 18:51

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai se reunir, nesta terça-feira (2/7/13), às 9 horas, no Plenarinho I, para examinar imagens obtidas pela Polícia Civil que possibilitariam a identificação de participantes das depredações que aconteceram durante as manifestações populares dos últimos dias. As imagens foram apresentadas nesta sexta-feira (28) a integrantes da comissão pelo superintendente de Investigações e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho, que participará da reunião da terça (2).

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), serão convidados para a reunião representantes das Polícias Civil, Militar e Federal; do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. “A comissão irá colaborar com as investigações policiais e exige a prisão dessas pessoas. Algumas delas chegaram a levar crianças de 10 anos de idade na invasão de lojas”, afirma o parlamentar.

O vice-presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), afirma que dezenas de pessoas que participaram dos atos criminosos podem ser identificadas, uma vez que as cenas são muito nítidas. Segundo os parlamentares, as imagens são de diversas fontes, inclusive feitas por particulares. Elas mostram lançamento de coquetéis molotov contra a polícia, invasão de lojas e incêndios provocados por vândalos.

O deputado João Leite ressalva que a exibição do vídeo depende de aprovação de requerimento parlamentar, algo que, em sua avaliação, ocorrerá sem dificuldades.