Os deputados Juarez Távora e Zé Maia entregaram aos representantes do CFC/CRCs uma placa de homenagem à categoria
Juarez Domingues relembrou momentos marcantes na evolução histórica da profissão

Ano da contabilidade no Brasil é lançado no Plenário

Reunião Especial na noite desta quinta (27) homenageou campanha que visa à valorização dos profissionais da área.

27/06/2013 - 22:10

Ética corporativa, transparência, valorização, imagem fortalecida, reconhecimento social em relação ao papel do trabalho dos profissionais contábeis. Esses são pontos enfatizados pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, em um vídeo institucional exibido na abertura da Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite desta quinta-feira (27/6/13), para oficializar o lançamento da campanha "2013: Ano da contabilidade no Brasil".

A solenidade atendeu a requerimento do deputado Zé Maia (PSDB), que, na oportunidade, fez questão de enfatizar o valor do trabalho da categoria. Contador profissional há 30 anos, o parlamentar ressaltou o quanto a profissão é importante para o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira, lembrando que não há empresa que possa prescindir do trabalho de um contador. Por isso, alertou, é tão necessário “dar visibilidade à esse trabalho, criando mecanismos para se ampliar a percepção de toda a sociedade para o valor dessa área, dando mais reconhecimento e equiparando a remuneração tão desproporcional à responsabilidade”.

O deputado também enumerou outros percalços e dificuldades, como a carga excessiva de trabalho, o estresse, as constantes alterações em legislações que afetam diretamente o trabalho dos contabilistas, intensificando dificuldades. Por fim, salientou que a ALMG quer dar a sua contribuição para mostrar a Minas e ao Brasil a importância e a necessidade desses trabalhadores. Ele se colou à disposição da categoria como “um instrumento para, a partir desta Casa Legislativa, agir como um parceiro em favor da profissão e dos profissionais”.

Acompanhado do deputado Juarez Távora (PV), que presidiu a solenidade em nome do presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), Zé Maia entregou aos representantes do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs) uma placa solene, na qual a ALMG homenageia a categoria, oficializando o lançamento de 2013 como o “Ano da Contabilidade no Brasil”.

O deputado Juarez Távora também fez questão de destacar que os profissionais contábeis são “alavanca indispensável na gestão de negócios público, privados e do empreendedorismo, além de elemento-chave no desenvolvimento social e econômico do País (...)”. Ele ainda ressaltou a importância da classe para a efetividade da transparência, assim como o apoio do Legislativo mineiro em todo o decorrer desta campanha.

Após receber a placa, ao lado de dirigentes de outras entidades representativas dos contabilistas, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, agradeceu, destacando a importância deste ato para os profissionais e a profissão. Ele afirmou se sentir honrado em retornar a Minas Gerais, que disse considerar um “Estado que leva ao Brasil uma mensagem de perseverança, com líderes que  engrandecem o País”. Ele enfatizou que a contabilidade se faz presente em cada fase das atividades humanas e que praticamente metade das empresas, comprovadamente, necessitam de um profissional técnico da área.

Juarez Domingues também lembrou momentos marcantes na evolução histórica da profissão. Ele concluiu afirmando que, hoje, a profissão é a 4ª mais demanda  do mundo, e a 2ª dos Estados Unidos. Por fim, pediu que todos os profissionais da área se empenhem em divulgar a campanha. "Este 2013 é nosso ano. Vamos reposicionar a nossa profissão, corrigir distorções por meio de ações pró-ativas. A sociedade vai conhecer a força da contabilidade. Vamos mostrar o que verdadeiramente somos e o que podemos fazer para o Brasil. Vamos mostrar que sem o trabalho contábil sério não há transparência”, exclamou!

O propósito da campanha - Com esta campanha, o Sistema CFC/CRCs objetiva reafirmar para sociedade o valor da profissão; incentivar a qualificação dos profissionais para que atendam cada vez melhor às demandas, além de ampliar a conscientização da clientela em relação a cobranças de honorários.

Há ainda o propósito de mostrar a importância do trabalho da classe contábil para o desenvolvimento do País; as possibilidades de contribuição que os contabilistas podem dar às diversas áreas, nos setores público e privado. O Sistema CFC/CRC ainda almeja parcerias com outras entidades brasileiras,  ligadas direta e indiretamente à profissão, nessa campanha de promoção e reconhecimento do valor dos contabilistas. A ideia é ampliar a visibilidade e o reconhecimento da profissão e dos profissionais.

Segundo os dados apresentados, a categoria já soma 500 mil profissionais registrados no País, e 200 mil são  do sexo feminino. Há ainda 84 mil organizações de classe, e é a profissão que mais ampliou o número de mulheres na última década.