Participantes discutiram propostas que serão apresentadas em evento estadual

Encontro da RMBH propõe desoneração da tarifa do transporte

Esta foi uma das propostas priorizadas no último dia de debates na região, que aconteceu nesta sexta (21) em Betim.

21/06/2013 - 17:24

Desoneração da tarifa do transporte coletivo transformando-o em um serviço essencial para os cidadãos, da mesma forma que a saúde e a educação. Incentivo para a utilização da malha ferroviária existente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para transporte de passageiros e de cargas. Garantia de passe escolar metropolitano e atendimento prioritário a grupos específicos de usuários, como pessoas com mobilidade reduzida e estudantes. Essas foram algumas das principais propostas levantadas na última fase do Encontro da RMBH, realizado nesta sexta-feira (21/6/13), em Betim.

O encontro, que integra o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi realizado na PUC Minas em Betim. Os debates aconteceram durante todo o dia, em grupos de trabalho, em torno de quatro temas: Mobilidade Urbana e Desenvolvimento das Cidades: Governança Política, Planejamento Integrado e Articulação das Políticas Públicas; Cidades e Infraestrutura de Mobilidade Urbana: Desafios e Estratégias; Desafios da Efetividade do Planejamento em Mobilidade Urbana: Financiamento, Fiscalização e Controle Social; e Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Educação, Acessibilidade, Meio Ambiente e Novas Tecnologias. Os grupos analisaram propostas de políticas públicas que serão levadas à etapa final do fórum técnico, no segundo semestre, na ALMG.

Ao todo, foram apresentadas 105 propostas. Desse total, 65 foram aprovadas, com a priorização de  32 delas. Também houve a escolha de 16 representantes para entregar, na etapa estadual, as propostas aprovadas. Muitas das propostas foram feitas no sentido de estimular o transporte coletivo e o não-motorizado, em consonância com a Lei Federal 12.587, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O deputado Paulo Lamac (PT), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, e a deputada Maria Tereza Lara (PT) conduziram os trabalhos. Lamac reforçou para os participantes, que representavam diversas entidades e instituições públicas e privadas, a importância do encontro para o exercício da cidadania. Já Maria Tereza destacou a diversidade de municípios representados nos grupos, como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ibirité e Juatuba.

Proposta prioriza reestruturação do Anel

Outras propostas priorizadas foram a reestruturação do Anel Rodoviário, com garantia da participação popular e prioridade ao acesso à Cidade Industrial, considerando a real complexidade da rodovia e seu entorno; a revisão do uso e ocupação do solo limitrófe ao Anel e a articulação com os bairros do entorno, tratamento da logística de carga, transporte público, entre outros.

Também foram priorizados o incentivo ao uso de bicicletas através de campanhas educativas, instalação de bicicletários e ciclovias nos órgãos públicos, assim como redução de impostos na fabricação e industrialização de bicicletas; e a criação de um fórum permanente com encontro de técnicos, políticos e acadêmicos para monitorar o processo de construção da mobilidade urbana sustentável.

Merece destaque, ainda, a proposta que contempla o planejamento urbano integrado (Plano Municipal de Mobilidade Urbana, PD, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de posturas etc.) adequado às áreas de urbanização da RMBH, considerando: as premissas contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI); a logística de abastecimento das cidades; o respeito às particularidades locais como a movimentação das pessoas, os picos de horário de saídas e entradas e acesso a serviços de infraestrutura básica; e no longo prazo, o incentivo à descentralização dos serviços e a utilização de modais de transporte de menor impacto ambiental.

A etapa estadual do fórum técnico acontecerá na ALMG no segundo semestre, encerrando o evento.