Assembleia homenageia 70 anos do Colégio Loyola
Reunião Especial de Plenário será nesta segunda-feira (17), às 20 horas.
14/06/2013 - 12:25Os 70 anos do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, serão homenageados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (17/6/13), às 20 horas, em Reunião Especial de Plenário. O requerimento para a realização da homenagem partiu do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Segundo o gabinete do deputado, a homenagem se justifica pela passagem dos 70 anos da instituição.
História – O Colégio Loyola é uma obra apostólica da Companhia de Jesus, ordem religiosa católica fundada por Inácio de Loyola em 1540. Junto com outros colégios, universidades e movimentos de educação popular, integra a Rede Jesuíta de Educação, um grupo com, aproximadamente, 1.500 unidades de ensino em mais de 60 países.
A primeira sede do Colégio Loyola localizava-se na Rua Gonçalves Dias, 1.218, em Belo Horizonte, uma casa cedida pelo senhor Francisco de Freitas Lobato. O local já fazia parte da história cultural da cidade desde os anos 20. Conhecido como “Salão Vivacqua”, era ponto de encontro de escritores modernistas.
Foi lá que, em 25 de março, dia dedicado à Anunciação de Nossa Senhora, e no qual se comemora o aniversário do Colégio Loyola, foi celebrada a Missa Inaugural e realizado o ato acadêmico de inauguração, com a presença dos trinta e três estudantes fundadores e suas famílias, jesuítas, superiores de outras comunidades, autoridades civis e militares.