Reunião debate segurança nas divisas de Minas e do Rio
Audiência pública, em Juiz de Fora, objetiva a cooperação entre órgãos de segurança de ambos os Estados.
14/06/2013 - 12:48A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta sexta-feira (21/6/13), audiência pública em Juiz de Fora (Mata) para discutir a cooperação entre os órgãos de segurança dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo do debate é a melhoria da segurança pública nos referidos Estados e em suas divisas. Os autores do requerimento são os deputados João Leite (PSBD), Sargento Rodrigues (PDT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSBD), e a deputada Maria Tereza Lara (PT). A reunião acontecerá às 10 horas, na Escola de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (Rua Maria Perpétua, 72, 3º andar, bairro Ladeira).
De acordo com o deputado João Leite, presidente da comissão, o principal objetivo da audiência é trocar ideias com cidades vizinhas para estabelecer políticas públicas comuns e desenvolver ações em conjunto com os órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro. "Esta é uma oportunidade inédita de Estados vizinhos conversarem sobre a possibilidade de estabelecermos políticas públicas na área da segurança. Sabemos que parte das drogas que chegam ao Rio de Janeiro passam por Minas, e que assaltantes cariocas migram para o nosso Estado. É essencial que nossas polícias trabalhem em cooperação", ressaltou o parlamentar.
Esta reunião integra uma série de audiências que a comissão está realizando no interior de Minas Gerais para debater a segurança das divisas com estados vizinhos.
Convidados - Foram convidados o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Freitas Siqueira; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Julio Carlos Gasparette; o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque de Miranda Chaves Filho; o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcelo Soares Dulci; o superintendente regional de Polícia Federal em Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Walder Nascimento Vieira; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. PM Márcio Martins Sant'Ana; o comandante-geral do Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Sílvio Antonio de Oliveira Melo; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Iranildo Campos; o secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame; o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel. BM Sérgio Simões; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel. PM Erir Ribeiro da Costa Filho; a chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Mesquita da Rocha; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção de Juiz de Fora, Denilson Clozato Alves.