Timóteo recebe encontro sobre mobilidade urbana
Vale do Aço sediará discussões preliminares para embasar fórum técnico que será realizado no segundo semestre.
13/06/2013 - 17:31A etapa da Região Metropolitana do Vale do Aço para o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes acontece nesta segunda (17) e terça-feira (18/6/13), em Timóteo. Promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e seus parceiros, os debates antecedem o evento principal, que vai abordar o mesmo tema e será realizado no segundo semestre, no Plenário do Legislativo estadual, em Belo Horizonte.
O evento no Vale do Aço acontece no Associação das Empresas Industriais de Timóteo (Sesi/Asseit), na Av. Efigênia Pereira Bitencourt, 7, bairro Timirim. A programação nos dois, disponível no Portal da Assembleia, começa às 8h30 e prossegue até o final da tarde. É possível se inscrever gratuitamente até às 23h59 deste sábado (15) por meio de formulário online. As vagas são limitadas e será fornecido certificado a quem comprovar presença.
O início das discussões sobre mobilidade urbana aconteceu nesta quinta (13) e sexta-feira (14), com a primeira etapa do fórum técnico, um ciclo de debates no Plenário da Assembleia. O objetivo dessas discussões preliminares é mobilizar a sociedade e discutir os temas que serão debatidos no fórum técnico, evento que vai reunir sugestões para o uso do espaço público, especialmente em cidades com mais de 20 mil habitantes, que devem elaborar planos de mobilidade urbana até 2015, conforme determina a Lei Federal 12.587, de 2012.
O formato dos eventos metropolitanos é semelhante. Na manhã do primeiro dia acontecem palestras seguidas de debates. As palestras são feitas por especialistas no tema abordado e por representantes do poder público e da sociedade civil. Nos debates, é aberta a palavra para os participantes. À tarde é a vez da apresentação dos resultados da Conferência Coletiva das Cidades do Vale do Aço, com debates.
No dia seguinte, pela manhã, quatro grupos de trabalho temáticos discutem, aprovam e priorizam propostas, além de escolherem representantes para a etapa estadual. À tarde, a plenária final homologa ou rejeita as propostas priorizadas nos grupos de trabalho. Também são apresentados os representantes escolhidos em cada grupo.
A etapa estadual do fórum será realizada no segundo semestre, quando serão avaliadas experiências e recebidas propostas dos encontros metropolitanos. As inscrições para essa etapa ainda não foram abertas. Dez temas vão ser debatidos pelos participantes do fórum técnico sobre mobilidade urbana. São eles: planejamento urbano integrado; transporte coletivo; transporte não motorizado e circulação de pedestres; fiscalização do trânsito e do serviço de transporte; participação e controle social; financiamento; ações educativas; novas tecnologias e cidades inteligentes; meio ambiente e cidades sustentáveis; e acessibilidade e cidades inclusivas.
Consulta pública - De forma a ampliar a participação do cidadão no fórum técnico, a ALMG também colocou à disposição da população uma consulta pública via internet. A consulta estará aberta até o dia 30 de junho e tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos. Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação.
Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG, pelo telefone (31) 2108-7800 ou pelo e-mail cac@almg.gov.br. Já para informações técnicas sobre o evento, é preciso contatar a Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia de Minas, pelo telefone (31) 2108-7686 ou pelo e-mail gpi@almg.gov.br.