Ilustracao

Mulheres são as que mais acessam página do Parlamento Jovem

Pesquisa mostrou também que adultos de 25 a 34 anos são a faixa etária predominante na fan page do projeto no Facebook.

10/06/2013 - 16:47

A edição de 2013 do Parlamento Jovem de Minas conta com ferramentas interativas que permitem maior participação dos jovens. Uma dessas novidades é a fan page do programa no Facebook, lançada em março e que já conta com mais de 600 fãs. O programa, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, apresenta ainda blogs criados e alimentados pelas câmaras municipais das cidades participantes.

Entre o público que frequenta e participa da fan page, as mulheres são as que mais acessam a página (60,4%). Em relação à faixa etária, são os adultos jovens de 25 a 34 anos os mais ativos – eles representam 38,6% dos acessos. Esse grupo é seguido do composto pela faixa etária entre 18 e 24 anos, que representa 21,5% dos acessos.

Outro dado interessante diz respeito ao alcance da página no mundo; pessoas de vinte países, com 19 línguas distintas, já conheceram a fan page. O Brasil é o país com maior número de visitas, seguido de Portugal, da França e da Alemanha. Já em relação às cidades, Belo Horizonte representa 2.000 visualizações, seguida por Montes Claros (Norte de Minas) e Viçosa (Zona da Mata).

Para a analista de projetos educacionais da Escola do Legislativo, Fernanda Freitas, a maior participação da faixa etária de 25 a 34 anos reflete uma outra função da fan page até agora desconhecida  – a de fonte de informação para os monitores do projeto. “Não estávamos atentos ao fato de a página estar contribuindo para a formação dos monitores. Esse é, com certeza, um fator positivo, já que mostra o reconhecimento da fan page pelos monitores”, opinou.

Além desse dado, Fernanda destacou a presença de municípios que não estão participando do Parlamento Jovem de Minas entre as que mais acessam a página. “Cidades que não  participam do projeto também estão acessando, como Rio Parabaíba (Alto Paranaíba), Rio de Janeiro, Guarulhos e Brasília, o que mostra a relevância do projeto”, afirmou.

Por fim, o maior acesso de mulheres à página chamou a atenção dos técnicos da Escola do Legislativo. Segundo a analista educacional, será feito um levantamento para verificar se o número de mulheres participantes do Parlamento Jovem é realmente maior que o número de homens ou se a configuração demográfica do projeto não está representada na página do Facebook.

O projeto - O Parlamento Jovem de Minas, programa que objetiva a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior, realiza neste ano sua 10ª edição. Com o tema Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações, os trabalhos estão sendo realizados em duas etapas, uma municipal e outra estadual. A municipal já está em fase final e a expectativa é que o último encontro municipal ocorra no dia 2 de julho. Nessa etapa, estão sendo debatidas propostas ligadas ao tema e seis estudantes de cada cidade serão escolhidos para participar da fase seguinte.

A etapa estadual, prevista para os dias 22 e 23 de agosto, será realizada no Hotel Fazenda Canto da Siriema, na Região Metropolitna de Belo Horizonte, e no Plenário da ALMG. No primeiro dia, os representantes eleitos serão divididos em grupos que aprovarão, cada um deles, até cinco propostas apresentadas. Já no segundo dia, na plenária final, os relatórios de cada um dos grupos serão votados e um documento final será elaborado e entregue ao representante da Assembleia.

Cidades participantes - Em 2013, fazem parte do projeto Parlamento Jovem as cidades de Belo Horizonte, Carandaí, Caratinga, Capelinha, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco. O projeto é uma parceria da ALMG com a PUC Minas e as câmaras municipais.