Parlamento Jovem de Minas bate marca de 500 fãs no Facebook
Projeto desenvolvido pela ALMG, em parceria com a PUC Minas, ganha abrangência com as redes sociais.
22/04/2013 - 08:03A fan page do Parlamento Jovem de Minas chegou a seus 500 fãs, menos de dois meses após o seu lançamento, no último mês de março. A página, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é uma das ferramentas do projeto para integrar os estudantes de diferentes municípios, divulgar as atividades que serão realizadas e ainda dar visibilidade para as páginas ou blogs criados em cada cidade participante.
A fan page é alimentada diariamente por uma equipe especializada da ALMG, através de sugestões dadas pelos próprios participantes, e tudo é pensado para o público jovem - os textos e as imagens são trabalhados para que tenham uma abordagem com a qual os estudantes se identifiquem. É essa identificação que tem permitido o aumento dos acessos, das "curtidas" e do número de compartilhamento.
Um exemplo desse crescimento do número de acessos é o do post que conta a história do canadense Ryan Hreljac, que conseguiu arrecadar US$ 2 mil para comprar um poço de água para abastecer uma vila em Uganda, país do leste africano. A publicação foi compartilhada com a Ryan's Well Foundation, instituição que apoia a construção de poços em vilas do continente africano, e, na última sexta-feira (19/4/13), já tinha mais de 20 mil visualizações e quase 200 compartilhamentos.
Segundo a coordenadora do Parlamento Jovem de Minas, Marta Parker, a fan page do programa tem contribuído para que outros estudantes demonstrem interesse em participar. “Vários estudantes da PUC Minas, entidade parceira do Parlamento Jovem, estão procurando informações e estão se candidatando para monitores”, afirmou Marta.
Outra ferramenta que começou a ser utilizada neste ano foram os blogs de cada uma das cidades participantes. Neles, são colocadas informações relevantes, opiniões e comentários de jovens, monitores e organizadores de cada cidade. Pouso Alegre é um desses casos. No blog, alimentado pela Câmara Municipal, o estudante Fábio de Souza Silva, de 15 anos, deixou sua opinião sobre o tema abordado neste ano. “Cidades sustentáveis é um tema muito importante porque vai influenciar nas gerações futuras, meus filhos, meus netos”, disse.
O projeto – O Parlamento Jovem de Minas, programa que objetiva a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior, realiza neste ano sua 10ª edição. Com o tema Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações, os trabalhos serão realizados em duas etapas, uma municipal e outra estadual. A municipal se iniciou em fevereiro e será finalizada no dia 5 de julho. Nessa etapa, serão debatidas propostas ligadas ao tema e até seis estudantes de cada cidade serão escolhidos para participar da fase seguinte.
A etapa estadual, prevista para os dias 22 e 23 de agosto, será realizada no Hotel Fazenda Canto da Siriema, na Região Metropolitna de Belo Horizonte, e no Plenário da ALMG. No primeiro dia, os representantes eleitos serão divididos em grupos que aprovarão, cada um deles, até cinco propostas apresentadas. Já no segundo dia, na plenária final, os relatórios de cada um dos grupos serão votados e um documento final será elaborado e entregue ao representante da Assembleia.
Poderão acompanhar o Parlamento Jovem, como observadores, representantes de câmaras municipais não participantes desta edição que desejem aderir ao projeto em 2014. O acompanhamento dos trabalhos da etapa estadual deste ano é uma condição para participar da edição de 2014.
Cidades participantes - Em 2013, fazem parte do projeto Parlamento Jovem as cidades de Belo Horizonte, Carandaí, Caratinga, Capelinha, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco. O projeto é uma parceria da ALMG com a PUC Minas e as câmaras municipais.