Pouso Alegre inicia plenárias municipais do Parlamento Jovem

Até o início de julho, todas as 18 cidades participantes do projeto terão concluído esta etapa.

07/06/2013 - 14:39

As plenárias finais municipais da edição 2013 do Parlamento Jovem de Minas começaram a todo vapor. A primeira cidade a realizar essa etapa foi Pouso Alegre (Sul de Minas), que reuniu os estudantes na quinta-feira (6/6/13) para votar as propostas da cidade que serão apresentadas e apreciadas na etapa estadual, que será realizada em Belo Horizonte.

Para Madu Macedo, coordenadora do Parlamento Jovem na cidade, as propostas apresentadas surpreenderam pelo caráter inovador. Ela destacou ainda que, das dez propostas apresentadas, três foram escolhidas para serem apresentadas na Capital. A primeira delas, incluída no subtema "Uso e Conservação da Água", prevê a obrigatoriedade da implantação, nos projetos aprovados após a sanção da lei, de sistema de captação da água da chuva para limpeza sanitária. A segunda, relacionada ao subtema "Produção e Consumo", sugere a criação de um selo amigo da natureza, que será oferecido a empresas mineiras consideradas sustentáveis. A terceira e última proposta, dessa vez relacionada ao subtema "Gestão do Espaço Urbano e Rural", pede a redução de impostos para equipamentos de aquecimento solar e para produtos da construção civil com finalidade sustentável.

Até a primeira quinzena de julho, todos os 18 municípios participantes realizarão a última etapa municipal e estarão preparados para apresentarem as propostas relacionadas ao tema escolhido neste ano: "Cidades Sustentáveis – Desafios para as Novas Gerações".

O Parlamento Jovem – O projeto é uma parceria da ALMG com a PUC Minas e câmaras municipais de 18 cidades mineiras. Ele pretende estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. Além disso, o Parlamento Jovem tem como outros objetivos o incentivo ao envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e a formação de um espaço para vivência em situações de estudos, debates e negociações com respeito às diferentes opiniões.

Confira a programação das plenárias municipais do Parlamento Jovem de Minas 2013

Todas as reuniões acontecerão nos plenários das câmaras municipais parceiras da ALMG e da PUC Minas.

Junho

Data, horário Cidade

11, 14 horas

Juiz de Fora (Zona da Mata)

14, 19 horas

Caratinga (Vale do Rio Doce)

20, 14 horas

Carandaí (Região Central do Estado) 

21, 13h30
      14 horas

Nova Serrana (Centro-Oeste)
Poços de Caldas (Sul de Minas)

24, 16h30

Iturama (Triângulo Mineiro)

25, 14 horas

Leopoldina (Zona da Mata)

26, 14 horas
 

Espera Feliz (Zona da Mata)
Montes Claros (Norte de Minas)
Viçosa (Zona da Mata)

27, 14 horas

Belo Horizonte
Capelinha (Vale do Jequitinhonha)

28, 15 horas

Santos Dumont (Zona da Mata)
Visconde do Rio Branco (Zona da Mata)

Julho

Data, horário Cidade

1º, 14 horas

Ouro Preto (Região Central do Estado)

2, 19 horas

Matias Barbosa (Zona da Mata)