Deputados pretendem verificar cumprimento de leis ambientais em usina da Gerdau

Parlamentares querem debater poluição no Rio das Velhas

Outras dois pedidos de audiências públicas e uma visita foram aprovados em reunião da Comissão de Meio Ambiente.

04/06/2013 - 11:50

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (4/6/13), quatro requerimentos, sendo três para a realização de audiências públicas e um de visita. O grande índice de poluição do Rio das Velhas, por exemplo, motivou o deputado Fred Costa (PEN) a pedir reunião para debater o tema. Segundo o parlamentar, o objetivo é vislumbrar as possíveis soluções para o problema e minimizar os riscos ambientais causados pela grande incidência de poluentes encontrada no rio.

Já a deputada Rosângela Reis (PV) solicitou audiência pública conjunta com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, a fim de debater as atribuições e condições de trabalho dos servidores das Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Suprams). De acordo com a parlamentar, o órgão é responsável por planejar, supervisionar, orientar e executar as atividades relativas à política estadual de proteção do meio ambiente. “Essa discussão é importante não só para os servidores das Suprams, mas para toda a população mineira”, afirmou.

O deputado Célio Moreira (PSDB) quer debater, em audiência pública, as alterações de limites da Estação Ecológica de Arêdes e das demais unidades de conservação estaduais.

Visita – Por fim, o deputado Ivair Nogueira (PMDB) solicitou visita da comissão à usina da Gerdau em Ouro Branco (Região Central do Estado). O parlamentar pretende verificar o cumprimento da lei estadual que trata do transporte, armazenamento, depósito, guarda, processamento, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos.

Consulte o resultado da reunião.