ALMG quer discutir o papel das ouvidorias públicas na Copa
Parlamentares demonstraram preocupação com o atendimento aos visitantes estrangeiros durante grandes eventos esportivos.
04/06/2013 - 16:12Discutir a importância das ouvidorias do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, visando a aprimorar o atendimento aos turistas, jornalistas e delegações internacionais durante a Copa do Mundo de 2014. Esse é o objetivo da audiência pública que deve ser realizada pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, em conjunto com a Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os deputados da Comissão de Esporte aprovaram requerimento para esse fim, de autoria do deputado Mário Henrique Caixa (PcdoB), em reunião na tarde desta terça-feira (4/6/13).
De acordo com o autor do requerimento, devido a realização de grandes eventos esportivos no Estado, torna-se indispensável a atuação efetiva das ouvidorias públicas, assim como a legitimação e incorporação delas ao Comitê Local da Copa, como mecanismo de auxílio aos turistas, bem como aos profissionais que atuarão no mundial. “Tendo em vista a dimensão do evento que será a Copa do Mundo, o Estado precisa ter consciência da necessidade de prestar um atendimento de excelência aos turistas, tanto em relação aos serviços públicos municipais, como os estaduais: saúde, segurança, mobilidade urbana e demais informações, reunindo todos os meios necessários para atender as expectativas”, explicou.
Os parlamentares da Comissão de Esporte aprovaram ainda três requerimentos, de autoria do deputado Fred Costa (PEN), com relação à melhoria da infraestrutura do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). No primeiro, o deputado solicita que seja realizada audiência pública para dar continuidade ao acompanhamento das obras no aeroporto. Nesse sentido, foi aprovado um segundo requerimento de visita técnica ao aeroporto para averiguar a situação das obras. Por fim, o terceiro solicita à Superintendência do Aeroporto de Confins a elaboração de estudos no sentido de viabilizar maior oferta de vagas de estacionamento aos usuários.
Ademg e Mineirão - Os deputados da comissão aprovaram também requerimento de autoria do deputado Rogério Correia (PT) para que seja encaminhado à Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude pedido de informação sobre o custo mensal de funcionamento e manutenção da autarquia Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), no período entre 2010 e 2012. Ainda, de autoria do mesmo deputado, foi aprovado novo requerimento solicitando que seja enviado à ALMG o contrato e os projetos arquitetônico e executivo de reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, pelo Escritório Gustavo Pena Arquiteto e Associados.
Outro tema que será debatido é o Projeto de Lei Complementar (PCL) 98/11, que dispõe sobre o Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. Esse é o objetivo de requerimento de audiência pública , de autoria da deputada Luzia Ferreira (PPS), também aprovado pela Comissão de Esporte. Por último, os parlamentares aprovaram requerimento de autoria do deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) solicitando que seja enviado à Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude pedido de providência para que conste no site do órgão a lista de academias credenciadas no programa estadual Geração Saúde.