Betim e Timóteo também vão debater mobilidade urbana

Inscrições para ciclos de debates nas duas cidades já estão abertas. Reuniões antecedem fórum técnico na ALMG, em julho.

27/05/2013 - 16:15

A partir desta segunda-feira (27/5/13) estão abertas as inscrições para o Ciclo de Debates Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, etapas de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Timóteo (Região Metropolitana do Vale do Aço). Promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os debates antecedem o fórum técnico que vai abordar o mesmo tema e será realizado em julho, no Plenário da ALMG.

O ciclo de debates vai passar por três etapas: a primeira será realizada em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 de junho. Para essa fase, as inscrições já estão abertas desde o dia 20 de maio e vão até 11 de junho. As etapas seguintes serão realizadas em Timóteo, nos dias 17 e 18 de junho, e em Betim, nos dias 20 e 21 de junho. Iniciadas nesta segunda-feira (27), as inscrições para essas etapas prosseguem até 15 de junho (Timóteo) e 18 de junho (Betim).

O objetivo do ciclo de debates é mobilizar e discutir os temas que serão debatidos no fórum técnico, evento que vai reunir sugestões para o uso do espaço público, especialmente em cidades com mais de 20 mil habitantes, que devem elaborar planos de mobilidade urbana até 2015, conforme determina a Lei Federal 12.587, de 2012.

Parceria da Assembleia com diversas instituições da sociedade, a etapa estadual do fórum será realizada nos dias 4 e 5 de julho, quando serão avaliadas experiências e recebidas propostas dos encontros metropolitanos. As inscrições para essa etapa ainda não foram abertas.

Temas em discussãoDez temas vão ser debatidos pelos participantes do fórum técnico sobre mobilidade urbana. São eles: planejamento urbano integrado; transporte coletivo; transporte não motorizado e circulação de pedestres; fiscalização do trânsito e do serviço de transporte; participação e controle social; financiamento; ações educativas; novas tecnologias e cidades inteligentes; meio ambiente e cidades sustentáveis e acessibilidade e cidades inclusivas.

Consulta pública virtual fica aberta até 30 de junho

De forma a ampliar a participação do cidadão no fórum técnico, a ALMG também colocou à disposição da população uma consulta pública via internet, que pode ser acessada pelo hotsite do evento.

A consulta estará aberta até o dia 30 de junho e tem o objetivo de recolher contribuições sobre todos os temas a serem debatidos no Fórum Técnico Mobilidade Urbana. Cada tema possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar outras sugestões já enviadas. Cada participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos Termos de Uso e Política de Privacidade.