A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (21)

Greve dos servidores de BH será tema de audiência na ALMG

Requerimento foi aprovado, nesta terça (21), na Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social.

21/05/2013 - 16:17

A situação dos servidores municipais de Belo Horizonte será tema de audiência pública da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento, de autoria do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), foi aprovado em reunião realizada pela comissão nesta terça-feira (21/5/13) e tem como justificativa a greve dos servidores e a recusa da prefeitura em abrir o diálogo com a categoria. Entre as reivindicações dos trabalhadores está o reajuste dos salários em 22% e o aumento do vale alimentação para R$ 25.

Foram aprovados também outros quatro requerimentos do deputado Celinho do Sinttrocel. O primeiro prevê a realização de audiência pública para discutir a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que completa 70 anos.

O segundo pretende discutir as denúncias de irregularidades nas condições de trabalho da Siderúrgica Aperam, em Timóteo (Vale do Aço). De acordo com o parlamentar, as irregularidades foram apresentadas pelo jornal Hoje em Dia, em matéria publicada em 4 de abril deste ano.

As condições de trabalho serão tema de outra audiência pública da comissão. Desta vez, o setor debatido será o mineral. Para Celinho do Sinttrocel, apesar de o setor ser base da economia mineira, os trabalhadores sofrem, historicamente, com condições, às vezes, sub-humanas.

Por fim, foi aprovada a realização de audiência pública para discutir os efeitos da mecanização do corte de cana em Minas Gerais. De acordo com o deputado, a utilização de máquinas para a colheita representa a perda de milhares de postos de trabalho.

Outros requerimentos - Além dos requerimentos do deputado Celinho do Sinttrocel, outros dois requerimentos foram aprovados na reunião desta terça-feira. Um deles, de autoria do deputado João Vítor Xavier (PSDB), pretende realizar audiência pública para debater a implantação de piso salarial para os advogados do Estado.

Outro, dessa vez da deputada Rosângela Reis (PV), visa a realizar audiência em Ipatinga (Vale do Aço) para que a ALMG tome conhecimento do diagnóstico da população de rua do município realizado pelo projeto Paz nas Ruas.

Consulte o resultado da reunião.