Os deputados entregaram placa alusiva em homenagem ao diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch
Márcio Utsch explicou que a escolha por Montes Claros foi motivada pela viabilidade econômica e pela infraestrutura oferecida

Assembleia presta homenagem à Alpargatas

Comemoração pelos 106 anos de fundação da empresa e pela instalação de fábrica em Montes Claros motivaram a reunião.

20/05/2013 - 22:36

A empresa calçadista Alpargatas foi homenageada, nesta segunda-feira (20/5/13), pelos 106 anos de fundação da empresa, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A homenagem, solicitada pelos deputados Jayro Lessa (DEM) e Arlen Santiago (PTB), também foi motivada pela instalação da nova fábrica da empresa em Montes Claros. A previsão é que a unidade mineira gere o investimento de R$ 250 milhões nos próximos quatro anos, além de cerca de 2,3 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.

Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que Minas Gerais vive um momento especial, com um modelo de gestão inovador, que elevou os indicadores sociais e promoveu o avanço da economia. Nesse cenário, para o parlamentar, a indústria tem um papel fundamental ao elevar os níveis de renda e promover a qualificação da população.

Dinis Pinheiro destacou que um exemplo dessa atuação em prol do crescimento econômico e da melhor qualidade de vida da população é a Alpargatas, líder do setor de calçados na América Latina e que, na opinião do parlamentar, transforma a vida de milhares de pessoas.

Sobre a localização da nova fábrica, o deputado opinou sobre sua importância para o crescimento do norte de Minas que ainda registra baixos índices de desenvolvimento em relação a outras regiões. “Não dá para termos um cenário com ilhas de prosperidade de um lado e bolsões de pobreza do outro”, disse o parlamentar ao defender o desenvolvimento do Estado de forma igualitária.

O deputado Arlen Santiago, um dos autores do requerimento para a realização da homenagem, relembrou que, no passado, o norte de Minas já passou por “momentos de quase letargia econômica e social” e que, nessas épocas, muitos deixaram a região em busca de oportunidades em outras localidades. No entanto, hoje, na opinião do parlamentar, a região, especialmente o município de Montes Claros, revive uma fase de desenvolvimento de seu potencial econômico. “Temos indústrias de alta tecnologia e centros educacionais capazes de formar mão de obra de alta qualidade para atender os mais diferentes segmentos”, afirmou.

Tradição da empresa e motivos para a localização da nova fábrica

O diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, relembrou a história da empresa fundada em 1907 e que hoje possui cerca de 20 mil funcionários e uma produção de 11 pares de calçados por segundo. Márcio destacou ainda que a empresa possui 11 fábricas no Brasil e Argentina, exporta seus produtos para mais de 80 países e responde pela linha de produção das marcas: Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland e Sete Léguas.

Já sobre a nova fábrica, que será responsável pela produção dos calçados Havaianas, o diretor-geral ressaltou a preocupação da empresa em construir uma unidade com a utilização de recursos naturais como a energia solar para iluminação, o reaproveitamento da água e a reincorporação de resíduos no processo de fabricação dos produtos. Além disso, na fábrica, será instalado o museu do calçado, uma passarela para que as pessoas possam ver a produção e uma sala de aula, que poderá ser utilizadas pelas escolas locais.

Sobre a localização da nova unidade, Márcio Utsch explicou que foi realizado um estudo de viabilidade e que, além do Brasil, foram pesquisados países como China, Índia, Romênia e Honduras. A escolha por Montes Claros, segundo o diretor-geral, foi motivada pela viabilidade econômica e pela infraestrutura oferecida. “O tamanho da cidade e a qualificação da mão de obra foram considerados. Estou convicto de que não haveria escolha melhor, pois a cidade reúne as condições necessárias para a nossa expansão”, disse.

Durante a homenagem, uma placa foi entregue pelos deputados ao diretor-presidente da Alpargatas. A solenidade contou ainda com a presença dos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Tadeu Martins Leite (PMDB); o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz; e o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira.