Comissão de Segurança apura violência na Praça Hugo Werneck

Deputados e convidados vão checar os perigos que têm assustado moradores e transeuntes.

17/05/2013 - 17:34

Conhecer os riscos envolvendo jovens infratores e usuários de drogas que praticam delitos, assustando os transeuntes do entorno da Praça Hugo Werneck, no Bairro Santa Efigênia (Região Leste de Belo Horizonte). É com tal propósito que, na próxima segunda-feira (20/5/13), às 10h30, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará o local. A atividade, que atende a requerimento dos deputados João Leite (PSDB); Sargento Rodrigues (PDT) e Leonardo Moreira (PSDB), visa a apurar denúncias sobre os riscos, os delitos e as vítimas dessas ações que têm assustado moradores, comerciantes e demais cidadãos que precisam circular nas imediações da praça, localizada na região hospitalar da Capital mineira.

Essa visita é um dos desdobramentos da audiência pública que a comissão realizou, no dia 7/5/13, na sede da ALMG, atendendo a requerimento do deputado Ivair Nogueira (PMDB). Na ocasião, moradores e empresários que convivem com os perigos da região relataram casos de vandalismo. Entre os moradores de rua que vivem no local,  há cerca de 40 menores, que cometem delitos frequentes. Mesmo aqueles que são apreendidos acabam retornando e reicidindo nos crimes, geralmente motivados pelo consumo de entorpecentes. Muitos dos participantes ainda enfatizaram a necessidade de ações integradas do poder público em parceria com a sociedade civil para sanar a situação. 

Convidados - Para a visita do dia 20/5, foram convidados o Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o Chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta; o subsecretário de políticas sobre drogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Cloves Eduardo Benevides; a juíza da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues; o comandante do 1º Batalhão da PMMG, tenente-coronel Welton José da Silva Baião; o provedor do Conselho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de BH, Saulo Levindo Coelho; o promotor de Justiça da 23ª Promotoria Justiça da Infância e Juventude Infracional, Lucas Rolla; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 3ª Região da Capital, Daniel Nasser e o comandante da Guarda Municipal, coronel Cleunício Alves Ferreira.

Representando a Prefeitura de PBH, os convidados são os secretários Municipais de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; de Administração Regional Municipal Centro-Sul, Ricardo Sérgio Dias Ângelo; de Esporte e Lazer; Bruno Martuchele de Sales; de Segurança Urbana e Patrimonial, Hélio Santos Júnior; e as secretárias municipais de Políticas Sociais, Gláucia Brandão e de Educação, Sueli Maria Baliza Dias. Também foram chamados para a visita, o vereador Pedro Patrus, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; e a presidente do Conselho Tutelar da Regional Centro-Sul, Sueli Xavier de Oliveira.