Assembleia homenageará a Embrapa
Os 40 anos da instituição serão lembrados nesta segunda-feira (13), às 20 horas, em Reunião Especial de Plenário.
10/05/2013 - 13:07A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (13/5/13), pelos seus 40 anos. A reunião será às 20 horas, no Plenário.
Segundo o gabinete do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), que solicitou a reunião em parceria com o deputado Duilio de Castro (PMN), o trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa é referência mundial e foi de extrema importância para que a agropecuária mineira e a brasileira chegassem ao nível de excelência em que se encontram.
Antes da Reunião Especial de Plenário, cinco mineiros de grande importância histórica para a instituição também serão homenageados no Salão Nobre: os ex-presidentes da Embrapa Eliseu Alves e Alberto Portugal; o atual presidente, Maurício Antônio Lopes; o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli; e o atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.
Abrangência – Criada em 26 de abril de 1973, a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, atua por meio de Unidades de Pesquisa e de Serviços e de Unidades Administrativas presentes em quase todos os Estados do Brasil. Em Minas Gerais, encontram-se a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, e a Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas.
Além de coordenar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), a empresa tem forte participação internacional, por meio de 78 acordos bilaterais com 56 países.