Comissão de Direitos Humanos visita comando geral da PM
Objetivo é discutir denúncias envolvendo abuso de poder, invasão de privacidade e violação de direitos humanos.
10/05/2013 - 12:11A requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta terça-feira (14/5/13), às 14h30, o Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (Cidade Administrativa - Edifício Minas - 6º andar - Bairro Serra Verde). O objetivo do encontro é discutir os fatos e denúncias apresentados na reunião da comissão ocorrida em 20 de março de 2013, que teve a finalidade de obter esclarecimentos sobre abuso de autoridade, excesso de poder, invasão de privacidade e violação de direitos na PMMG.
A denúncias apresentadas na reunião tratam de violações supostamente ocorridas no 31º Batalhão da Polícia Militar de Conselheiro Lafaiete (região Central) e na 1ª Companhia Independente de Policiamento de Cães, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Belo Horizonte.
O primeiro envolve o 3º sargento Valdiney Damião Rocha Dias, lotado na 61ª Companhia de Conselheiro Lafaiete, que acusa seus superiores do 31º BPM de abuso de poder e violação dos direitos humanos. O segundo caso envolve o cabo Robson Nazareno Souza Onofre, da 1ª Cia. Independente de Cães da PM, e sua esposa, Valdineia Lúcia de Miranda. De acordo com ela, dois policiais tentaram entrar em sua casa sem seu consentimento para checar o estado de saúde de seu marido, quando ele estava afastado da corporação por problemas médicos.
Para a visita ao Comando Geral da PMMG, foi convidada a promotora de Justiça e Coordenadora do CAO-DH do Ministério Público Estadual, Nivia Mônica Silva.