População pode opinar sobre mobilidade urbana no Portal ALMG
Consulta pública está disponível a partir desta quarta-feira (15) e faz parte do Fórum Técnico Mobilidade Urbana.
10/05/2013 - 12:28 - Atualizado em 15/05/2013 - 10:42Em fase final de preparação, o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes se organiza para escutar o que a população tem a dizer sobre o tema. A partir desta quarta-feira (15/5/13), está aberta uma consulta pública no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em que os interessados poderão expressar sua opinião sobre os quatro temas escolhidos pelos organizadores.
Para cada um dos temas, haverá de três a quatro questões e, em cada uma delas, o internauta poderá opinar se a mesma é positiva ou negativa e deixar um comentário. A consulta pública terá um prazo de 45 dias, encerrando-se em 30 de junho.
Os assuntos foram discutidos e selecionados por especialistas em mobilidade urbana durante as reuniões preparatórias para a organização do evento. Após os debates, foram escolhidos: "Mobilidade Urbana e Desenvolvimento das Cidades: governança política, planejamento integrado e articulação das políticas públicas"; "Cidades e Infraestrutura de Mobilidade Urbana: desafios e estratégias"; "Desafios da Efetividade do Planejamento em Mobilidade Urbana: financiamento, fiscalização e controle social"; e "Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes e Sustentáveis: educação, meio ambiente e novas tecnologias".
Evento será composto de momentos na Capital e no interior
O Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes é uma iniciativa da ALMG com o objetivo de discutir e gerar sugestões para o problema da mobilidade urbana que atinge as grandes cidades de Minas e do País. O projeto teve início em março deste ano por meio de reuniões preparatórias, que vão até o final deste mês. Em seguida, nos dias 13 e 14 de junho, será realizado no Plenário da Casa um Ciclo de Debates para discussão dos temas escolhidos.
Será, então, a vez dos Encontros Metropolitanos. A ideia é que as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço recebam o evento a fim de, durante os dois dias previstos, debater o conteúdo temático e elaborar propostas.
O momento seguinte será um encontro estadual realizado em Belo Horizonte, com palestra magna ministrada por expositor de renome, painéis de práticas em mobilidade urbana e entrega das propostas aprovadas nos encontros metropolitanos ao presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
A quarta fase é de interiorização do tema, no segundo semestre deste ano, em municípios com mais de 20 mil habitantes, que, pela Lei Federal 12.587, de 2012, precisam elaborar Planos Municipais de Mobilidade até 2015. O objetivo é promover a sensibilização e capacitação de agentes públicos e sociedade civil organizada para a construção desses planos. Será um trabalho das comissões permanentes da Assembleia de Minas que tratam de assuntos pertinentes à questão.