ALMG discute criação de Região Metropolitana do Triângulo
Comissão aprova requerimento para audiências públicas nas cidades polos da região para analisar o projeto.
07/05/2013 - 18:02Debater emenda que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro (RMT). Esse é o objetivo do requerimento de audiência pública, que deve ser realizada nas cidades polo do Triângulo Mineiro, aprovado na tarde desta terça-feira (7/5/13) pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solicitação atende a requerimento da deputada Liza Prado (PSB) e dos deputados Leonídio Bolças (PMDB), Adelmo Carneiro Leão e Elismar Prado, ambos do PT.
De acordo com Liza Prado, a criação de regiões metropolitanas permite unir interesses políticos e econômicos dos municípios em determinada região, para viabilizar investimentos e solucionar problemas comuns. Além disso, a iniciativa visa a promover maior interação entre os poderes públicos municipais e a população.
Em 2003, a ideia da criação da RMT já era defendida pelo então deputado estadual Weliton Prado (PT-MG), que apresentou na Assembleia um Projeto de Lei Complementar (PLC) para esse fim. Em 2012, a deputada Liza Prado apresentou o PLC 32, que dispunha sobre a criação da Região Metropolitana de Uberlândia. Posteriormente, por meio de emenda apresentada pela prórpia deputada, o projeto evoluiu para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.