Comissões vão a Manga discutir energia elétrica em ilhas

Objetivo da reunião desta segunda (6) é debater a instalação de luz nas ilhas da Ingazeira, do Corculho e do Curimatá.

03/05/2013 - 12:19

Com o objetivo de discutir a instalação de redes convencionais de energia elétrica nas ilhas da Ingazeira, do Corculho e do Curimatá, as comissões de Minas e Energia e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão ao município de Manga (Norte de Minas), nesta segunda-feira (6/5/13). A reunião, solicitada pelo deputado Paulo Guedes (PT), será realizada às 9h30, na Câmara Municipal (Praça Walter França, 1.653, Centro).

De acordo com o parlamentar, os moradores das ilhas utilizam a energia fotovoltaica (solar), mas os anseios e demandas das ilhas não são atendidas, devido à limitação e à precariedade do fornecimento. Caso as redes de energia elétrica sejam instaladas nas ilhas, cerca de 500 pessoas serão beneficiadas.

Foram convidados para a reunião o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Manga, respectivamente, Anastácio Guedes Saraiva e vereador Leonardo Valério França Pinheiro; a juíza diretora do Foro da Comarca de Manga, Roberta Souza Alcântara; o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manga, Jean Ernane Mendes da Silva; representando a Cemig, a agente de Comercialização, Cristina Bispo Barbosa, e o técnico de Expansão do Sistema Elétrico, Joselito Carvalho Fonseca; e os presidentes da Ilha de Curimatá, Patrocínia Néri Almeida; da Ilha da Ingazeira, Celino Lélis de Oliveira; e da Ilha do Corculho, Rosineide Pereira da Silva.